Estudantes da rede estadual são certificados em curso de inglês ofertado pela Secretaria da Educação

Imagem meramente ilustrativa

Imagem meramente ilustrativa

Mais 213 estudantes do Welcome to Brazil – Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública vão ser certificados, no dia 10 de setembro, às 16h, no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, Caixa D´Água, em Salvador. O evento vai contar com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), tem o objetivo de possibilitar aos alunos da rede estadual maiores oportunidades no ingresso no mundo do trabalho. As aulas são ministradas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), localizado, em Salvador, no Colégio Estadual da Bahia (Central).

Esta é a terceira certificação do Welcome to Brazil. “Os estudantes adquiriram uma experiência que vai diferenciá-los no futuro. A língua inglesa será um elemento facilitador para que possam articular seus desejos, sonhos e os objetivos dos seus projetos de vida”, afirma o coordenador do curso, o professor Newton Seixas.

De acordo com o coordenador do Centro Juvenil, Iuri Rubim, o CJCC busca integrar a sala de aula ao mundo, e o curso está alinhado a essa proposta. “O inglês permite escancarar uma porta para o mundo inteiro. A partir deste aprendizado, os estudantes podem multiplicar as possibilidades de acesso ao conhecimento, e também, as oportunidades de empregabilidade”, disse.

Para o estudante Almir Agostinho Pinho, que faz o 3º semestre do curso técnico em administração no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador, o curso já começa a fazer diferença na sua vida antes mesmo de receber o certificado. “Eu trabalho na área de turismo, e esse curso acrescentou muito à minha vida profissional. Hoje eu consigo me comunicar melhor com os turistas”, conta.

O curso possibilita a formação dos estudantes em inglês básico. As aulas acontecem no decorrer de quatro períodos de 68 horas/aula, totalizando 272 horas de curso, além de aulas de reforço e fixação. O método utilizado é o do Communicative Approach, da Oxford University. “Os alunos saem daqui falando inglês, e os professores são fundamentais nesse processo”, frisou Newton Seixas.


DJ IPIAUENSE, NATHY BRANDÃO, ESTARÁ NO FESTIVAL DE INVERNO

1O Festival de Inverno Bahia, realizado de 29 a 31 de agosto, em Vitória da Conquista, tem atrações musicais para todos os gostos. Além das grandes estrelas que vão se apresentar no palco principal, como Gilberto Gil, Vanessa da Mata, Luan Santana e Natiruts, uma tenda eletrônica está sendo montada para divertir os aficcionados por esse estilo musical.

Parte do Parque de Exposições Teopompo de Almeida, local do evento, vai virar uma verdadeira boate com a montagem do espaço. Por lá vão passar nomes de destaque do cenário da música eletrônica.

Na sexta-feira, primeiro dia do evento (29), os DJs Luca Buzanelli, que começou sua carreira em 2007 e hoje é um nome de destaque em Salvador, Murillo Barreto, o anfitrião de Vitória da Conquista, e Robertinho animam as pick ups da Tenda Eletrônica do evento.

No sábado (30), é a vez dos DJs Matheus Velaz, paulista com sucesso nacional, Px e Tony comandarem as carrapetas. No domingo (31), último dia de festa, o público vai curtir os DJs Felipe Monteiro, de Salvador, que tem destaque em festas nacionais e internacionais, Nathy Brandão, de Ipiaú, e Falcão, de Jequié, conhecido pelo seu som de batida forte e empolgante, com Electro Progressive e House Tribal.

(NOTÍCIAS DE IPIAÚ)


Datafolha mostra Marina e Dilma empatadas no 1º turno; Marina venceria 2º turno por 10 pontos

SÃO PAULO (Reuters) – A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, deu um salto e agora está empatada com Dilma Rousseff em primeiro lugar no primeiro turno, derrotando a presidente por 10 pontos numa segunda rodada, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira.

Dilma e Marina têm 34 por cento das intenções de voto cada, mais do que o dobro de votos do terceiro colocado, Aécio Neves (PSDB), que aparece com 15 por cento. Num segundo turno, a candidata do PSB venceria 50 por cento dos votos, contra 40 por cento de Dilma.

Pesquisa Datafolha divulgada dia 18 mostrava Dilma com 36 por cento, seguida por Marina com 21 por cento e Aécio com 20 por cento. Num segundo turno, Marina e Dilma estavam no limite do empate técnico, com a candidata do PSB à frente numericamente: 47 a 43 por cento.

Nesta semana duas pesquisas tinham mostrado Marina isolada em segundo lugar e derrotando Dilma num segundo turno. Pelo Ibope, Dilma tinha 34 por cento, Marina 29 por cento e Aécio com 19 por cento. Num segundo turno, Marina vencia por 45 a 36 por cento.

O Datafolha ouviu 2.874 pessoas, na quinta-feira e nesta sexta, em 178 municípios do país.

(Por Alexandre Caverni)


William Bonner fala sobre entrevistas com presidenciáveis

William Bonner

William Bonner

A forma impactante como William Bonner conduziu as entrevistas com os candidatos à presidência da República repercutiu em todo o país nos últimos dias. Na rede, muitos questionaram uma suposta postura ofensiva do âncora do Jornal Nacional e nesta quinta-feira (28) ele resolveu comentar o assunto de uma forma subliminar. Pelo Twitter, o apresentador agradeceu aos presidenciáveis pela aceitação em serem questionados sobre assuntos “polêmicos e desconfortáveis”, afirmando que todos demonstraram compreender a “necessidade de as entrevistas serem como são”. “Agradeço aos entrevistados, que aceitaram ser confrontados com questões polêmicas e desconfortáveis diante de milhares de eleitores. Todos demonstraram compreender perfeitamente a importância e a necessidade de as entrevistas serem como são. Diferente da propaganda deles”, escreveu.

(Correio)


Evangélicos impulsionariam vitória de Marina no 2º turno, mostra Ibope

Marina Silva (PSB)

Marina Silva (PSB)

Se o 2.º turno da eleição fosse hoje, Marina Silva (PSB) seria eleita presidente graças, sobretudo, ao voto dos eleitores evangélicos. É o que revela a pesquisa Ibope divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo. Há empate técnico entre Marina e Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, entre os católicos: 42% a 40%, respectivamente, na simulação de 2.º turno. A diferença de dois pontos está dentro da margem de erro. Ou seja, apesar de serem o maior contingente do eleitorado (63%), os católicos teriam impacto quase insignificante no resultado da eleição, pois dilmistas católicos anulariam marinistas da mesma fé. O voto decisivo seria dos evangélicos. Com 22% do eleitorado, eles têm praticamente o dobro de preferência por Marina. Na média, 53% dos eleitores pentecostais, de missão e de outras denominações evangélicas declaram voto na candidata do PSB, ante apenas 27% que dizem preferir a atual presidente. Os 15% de eleitores que não são católicos nem evangélicos (ateus, agnósticos, outras religiões) também pendem mais para o lado de Marina. Mas, além de terem um peso menor, a distância que separa Dilma da sua principal adversária é menor entre eles: 27% a 45%. É um grupo heterogêneo e, entre eles, não há líderes com a influência de pastores e bispos entre os evangélicos. Não é novidade a preferência do eleitorado evangélico por Marina. Em 2010, Dilma não venceu no 1.º turno por causa de campanha movida por pastores e seguida por padres. O motivo: a hipotética defesa da legalização do aborto pela petista. A maior parte dos eleitores que abandonaram Dilma migrou para Marina, dobrando seu eleitorado na reta final. O eleitor evangélico sempre desconfiou da presidente. Em maio, uma nova onda tomou a internet quando o governo Dilma regulamentou a execução de abortos autorizados pela lei (casos de estupro, por exemplo) na rede de hospitais públicos do SUS. A reação foi tão grande que o governo voltou atrás.

( Estadão)


NOTA: DOAÇÃO DE SANGUE

Paciente internado no Hospital de Base de Itabuna, em estado delicado, precisa de doações de sangue do tipo “O” negativo. Os doadores devem se dirigir ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia e fazer a doação em nome de Gilmar Barbosa Conceição.

Gilmar foi um dos envolvidos na colisão entre dois veículos, ocorrida no dia 25, na rodovia Ilhéus – Itabuna. O acidente resultou na morte de Joelma Guimarães, funcionária da Amurc. Sete pessoas ficaram feridas.

Para doar sangue, é preciso ter de 18 a 69 anos e gozar de boa saúde.

(NOTÍCIAS DE IPIAÚ)


Debate vira palco para candidatos trocarem ataques

Debate foi promovido pela Band/Bahia

Debate foi promovido pela Band/Bahia

O primeiro debate televisivo entre os postulantes ao governo da Bahia na noite de quinta-feira, 28, na TV Band Bahia, refletiu o tom de agressividade da campanha. A candidata Lídice da Mata (PSB) partiu para “cima” de Rui Costa (PT) acusando-o entre outras coisas de ser o “inimigo número 1″ dos servidores do Estado. Paulo Souto (DEM) foi criticado por Rui Costa (PT), Rogério Da Luz (PRTB) e Marcos Mendes (PSOL) e respondeu no mesmo tom. No primeiro bloco os candidatos responderam a uma pergunta da produção do debate: que medidas efetivas pretendem adotar para combater a violência no Estado. Mendes disse que o PSOl tem três viés para enfrentar a questão, políticas públicas para as populações carentes, a descentralização do poder que seria levado para o interior com objetivo de diminuir a densidade populacional da capital e desmilitarização da PM.

(A Tarde)


SEMANA ESPÍRITA DO CEAN EM IPIAÚ SEGUE EM RITMO DE SUCESSO

Palestrante da noite: SUZI BARBONI

Palestrante da 2ª noite: SUZI BARBONI

Dando prosseguimento, a série de conferencia do CEAN – Centro Espírita Alvorada Nova, a XIV Semana Espírita de Ipiaú, em sua II noite (26/08), prosseguiu com uma ótima média de público, o tema: REENCARNAÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS foi amplamente palestrado.

Cantores Jaqueline e Thiago

Cantores Jaqueline e Thiago

A Palestrante SUZI BARBONI da cidade de Feira de Santana (BA), a Expositora Espírita, Professora da UEFS, Mestre em Biologia Molecular pela UNB – Brasília doutora em Saúde Pública pela USP da capital Paulista (SP), palestraram o tema da noite: CONSTELAÇÃO FAMILIAR VISTA PELA REENCARNAÇÃO. O momento artístico contou com a belíssima apresentação dos cantores ipiauense Jaqueline Torres e Thiago.

Palestrante: Antonio Henrique Almeida - Jequié - BA

Palestrante: Antonio Henrique Almeida – Jequié – BA

III – Noite (27/08), prosseguiu com a palestra do Sr. Antonio Henrique Almeida da cidade de Jequié (BA), com o Tema: Reencarnação, Karma e vida após a Morte, o central Reencarnação através dos tempos, e mais uma vez o publico lotou o salão do CEAN.

Público

Público

Acompanhe toda a programação aqui no Ipiaú Hoje!

Público

Público

(Da Redação)


Alunos de Curso de Letras são impedidos de colar grau na véspera da festa em Ipiaú

Colação de Grau aconteceria na manhã desta 5ª na Uneb-Ipiaú

Colação de Grau aconteceria na manhã desta 5ª na Uneb-Ipiaú

Dezenas de alunos concluintes do curso de Letras Vernáculas, à distancia, pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC-, foram surpreendidos com a desagradável noticia de que estavam impedidos de colar grau em decorrência de não terem obtidos rendimentos suficientes no barema de julgamento de currículo. O problema é que a informação chegou exatamente algumas horas antes da solenidade de colação de grau que aconteceria na manhã desta quinta-feira, 28. no Polo da Uneb, em Ipiaú.

Ainda deixaram que os pretensos formandos com seus familiares, amigos e demais convidados participassem, na noite de quarta-feira de um culto ecumênico em ação de graças pela formatura. Além da frustrante noticia eles vão amargar o pagamento de despesas para a realização do tão sonhado momento da trajetória acadêmica. Desse curso de Letras na modalidade à distancia tinham estudantes residentes nos municípios de Ipiaú, Ubatã, Ibirataia, Itagibá, Gongogi, Jequié e Vitória da Conquista. Um grupo de alunos viajou até a UESC, nesta quinta-feira para protestar e buscar um diálogo com a Reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz.

No Polo de Ipiaú, que também envolve o pessoal de Ibirataia, Itagibá e Barra do Rocha, apenas seis de um total de 23 concluintes foram informados que estavam aptos à formatura, enquanto no Polo de Jequié do vexame só escaparam 12 dos 31 formandos. Alguns dos estudantes prejudicados com a decisão de UESC se deslocaram até Itabuna a fim de cobrar satisfações convincentes à reitoria da instituição.

Enquanto aguardavam em frente ao gabinete do reitor eles foram informados que a situação de cada um estava sendo analisada. Até às 17 horas desta quinta-feira, nenhuma justificativa oficial havia sido dada quanto a morosidade na informação do impedimento da formatura, fato que deveria acontecer com antecedência de mínimo 15 dias.

O sentimento de frustração que paira nos profissionais que buscavam aptidão para atuarem como docentes na educação básica no ensino fundamental e no ensino médio, é grande e com certeza não será reparado por argumentos de última hora.

(Giro/José Américo Castro)


PTdoB volta a integrar coligação do DEM

O entendimento, trazido à Corte nesta quarta-feira (27/8), é o de que deve ser considerada apenas a primeira convenção do partido, pois a segunda foi julgada inválida pela Justiça Comum

O entendimento, trazido à Corte nesta quarta-feira (27/8), é o de que deve ser considerada apenas a primeira convenção do partido, pois a segunda foi julgada inválida pela Justiça Comum

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou, nesta quarta-feira (27/8), o retorno do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) à coligação “Unidos pela Bahia”, encabeçada pelo candidato Paulo Souto (DEM) na disputa majoritária das eleições 2014 no estado.

A decisão foi acordada por votação da maioria dos juízes membros do TRE-BA ao julgar embargos de declaração interposto contra decisão de 4 de agosto, em que o Tribunal decidira pela adesão do grupo à chapa “Pra Bahia Mudar Mais”, liderada pelo PT. Como no caso do PHS, os pedidos de candidatura do PTdoB suscitaram debate na Corte após a agremiação se envolver em episódio de dissidência partidária interna.

Dissidência

Em deliberação decorrente da convenção realizada em 16 de junho deste ano, a comissão provisória do PTdoB na Bahia havia decidido integrar a coligação “Unidos pela Bahia”, formada por DEM, PSDB, PMDB e outros. Em um segundo momento, no entanto, o órgão de direção superior da agremiação, alegando descumprimento às diretrizes previamente estabelecidas em convenção nacional, dissolveu a comissão provisória, anulou todos os atos dela decorrentes, instituindo ainda uma comissão interventora.

O grupo interventor realizou nova convenção, em 30 de junho, deliberando desta vez pelo ingresso do PTdo B na coligação do PT.

Novo entendimento

O entendimento trazido à Corte nesta quarta, após voto-vista do Juiz Fábio Alexsandro, acrescentou ao voto do Juiz Carlos d’Ávila, relator do processo, a interpretação de que apenas a primeira convenção do partido deve ser considerada, já que a segunda foi julgada inválida em decisão recente do Juiz da 20ª Vara Cível de Salvador.

“A invalidação da intervenção da Comissão Executiva Nacional do PTdoB no órgão Regional da Bahia pela Justiça Comum Estadual acarreta a invalidação de todos os atos dela decorrentes, dentre eles, a nomeação da Comissão Interventora e a convenção partidária realizada por essa comissão”, diz trecho do acórdão.

Matéria: Sidnei Matos


Ciclo de Cinema e Literatura da Língua Inglesa em Salvador inscreve até 29 de agosto

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

O Centro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura Inglesa (Ceplli), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da UNEB, em Salvador, vai promover o I Ciclo de Cinema e Literatura.

A primeira atividade prevista pela programação da iniciativa será realizada no dia 11 de setembro, a partir das 14h30, e reserva a exibição do filme Excalibur, baseado nos textos do romancista inglês Thomas Malory, e debate na língua inglesa sobre a adaptação para o cinema.

O ciclo tem como público-alvo estudantes do curso de Letras com Inglês do DCH e demais interessados pelas temáticas. Os interessados devem realizar a inscrição gratuitamente, até o dia 29 de agosto, através do e-mail colinglesuneb1@gmail.com, ou presencialmente no departamento.

O evento tem como objetivo fomentar debates sobre aspectos artísticos e culturais de obras da literatura de língua inglesa transpostas para o cinema.

A iniciativa segue com programação nos meses de outubro, novembro e dezembro. Os participantes que concluírem 75% das sessões receberão certificados com carga de 30 horas-aula.

As sessões serão sempre promovidas às quintas-feiras, das 14h30 às 17h30. O ciclo vai apresentar dez filmes baseados em obras literárias de língua inglesa, a exemplo de “Persuasion”, “Murder on the Orient Express”, “A Passage to India”, “The End of the Affair”.

Mais informações no site www.uneb.br.

Serviço

O que: inscrições para o I Ciclo de Cinema e Literatura

Quando: até 29 de agosto Onde: via e-mail – colinglesuneb1@gmail.com – ou presencialmente no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da UNEB, em Salvador

Fontes sugerida

Favor consultar Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB


A XIV SEMANA ESPÍRITA DE IPIAÚ SEGUE COM BOA PROGRAMAÇÃO

Ornamentação Palco

Ornamentação Palco

Dentro das festividades comemorativas da XIV Semana Espírita de Ipiaú, promovida pelo CEAN – Centro Espírita Alvorada Nova, que teve inicio na noite de segunda-feira (25/08), ocasião que a Presidente do CEAN, Profª. Núbia Vaz, fez abertura do cerimonial.

1

Dando seguimento à primeira noite, que contou com um grande público presente, uma brilhante palestra foi proferida pelo Sr. Eurípedes Mariano, de Belo Horizonte (MG), temática: REENCARNAÇÃO NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA, enriquecendo o evento; Assim como, também aconteceram com apresentação do Espírita Geólogo, trabalhador e expositor do estado de Minas Gerais.

1

1

A mestra de cerimônia da noite Drª Lúcia Gavião, e o momento artístico conduzido pelas colaboradoras de CEAN, Mariélia e Conça, do mesmo modo foram pontos positivos e demonstrou uma ótima desenvoltura. Parabéns, ao CEAN e organizadores deste grande evento.

1

1

Acompanhe toda a programação aqui no Ipiaú Hoje. (Da Redação)

1

1


Marina diz que não sabia sobre ilegalidade de jatinho de Campos

Em entrevista ao Jornal Nacional, candidata do PSB afirma ter 'compromisso com a verdade'(João Cotta/Globo/Divulgação)

Em entrevista ao Jornal Nacional, candidata do PSB afirma ter ‘compromisso com a verdade’(João Cotta/Globo/Divulgação)

A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, disse nesta quarta-feira, 27, que não sabia de qualquer irregularidade envolvendo a contratação da aeronave utilizada por Eduardo Campos no dia do acidente aéreo que matou o então concorrente ao Planalto e mais seis pessoas. Segundo a ex-ministra, o jatinho havia sido emprestado à campanha e o partido se comprometera a fazer o pagamento de todas as horas de voo após as eleições.

Marina também afirmou que é preciso esperar o fim das investigações iniciadas pela Polícia Federal “para que não se cometa uma injustiça com a memória de Eduardo”. “Neste momento, o meu maior interesse é que tenhamos todos os esclarecimentos”, disse em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

A candidata defendeu que o possível uso de empresários como laranjas para a compra da aeronave seja investigado com rigor. Marina afirmou ter “compromisso com a verdade” e esperar que as investigações da PF esclareçam o caso. Questionada se o fato de declarar desconhecimento sobre o caso contraria seu discurso de rigor ético, Marina negou. “Não uso dois pesos e duas medidas. A métrica que uso com meus adversários é a mesma que uso comigo”, afirmou, ao argumentar que não pretende “tangenciar ou se livrar do problema” e sim enfrentar para que a sociedade possa ter acesso a todas as informações envolvendo o caso.

Pouco antes da entrevista, o Jornal Nacional exibiu reportagem que mostrou evidências do suposto uso de empresas de fachada para viabilizar o financiamento do jatinho, usado por Campos na atual campanha. A reportagem trouxe imagens tanto de Campos como de Marina utilizando a aeronave.

A explicação dada por Marina é a mesma fornecida pelo PSB. Na última terça-feira, o partido afirmou em nota que o Cessna Citation 560 XLS havia sido cedido para a campanha por dois empresários pernambucanos. Até ser confrontada pelos apresentadores do JN, Marina se recusava a responder a perguntas sobre o caso. Quando questionada, passava a palavra para o vice, Beto Albuquerque.

Acre. Marina também foi questionada sobre por que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2010 no seu Estado natal, o Acre. “É muito difícil ser profeta em sua própria terra”, disse. Marina recorreu a sua trajetória pessoal para justificar a posição que alcançou, ficando atrás de José Serra (PSDB) e de Dilma Rousseff (PT). Ela destacou ter iniciado sua trajetória aos 17 anos, ter convivido com o ativista ambiental Chico Mendes, e ter lutado por causas em defesa de indígenas e seringueiros. “Na minha vida nunca é fácil”, afirmou a candidata do PSB, sugerindo que a apresentadora Patrícia Poeta não conhecia sua trajetória de vida.

Ela argumentou ainda que não conquistou a aprovação em seu berço político por ter defendido posições e contrariado interesses locais. Para exemplificar, citou seu trabalho como ministra do Meio Ambiente, quando exigiu que a construção de uma estrada no Acre fosse liberada apenas com todas as certificações ambientais aprovadas. “Cheguei a ficar quatro anos sem poder andar na metade do meu Estado”, disse, em relação a ter contrariado interesses no caso dessa obra. “Não podia trocar o futuro das próximas gerações pelas eleições.”

A candidata disse também que essa é uma postura que pretende manter, caso eleita presidente. Ressaltou que, por isso, assumiu o compromisso de não concorrer à reeleição. (MSN ESTADÃO)

A média do Ibope do telejornal de ontem foi 19 pontos.


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 550 551 552 Próximas