Voluntárias Sociais fecham parceria para a construção do Centro de Equoterapia de Jequié

   Foto: Ascom/VSBA


Foto: Ascom/VSBA

Com o objetivo de ajudar a expandir a oferta da equoterapia para a população do interior da Bahia, facilitando o acesso de famílias de baixa renda que moram distantes da capital baiana ao serviço, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e a Associação Jequieense de Hipismo e Equoterapia (AJHE) estabeleceram na tarde da última quarta-feira (25), durante a feira agropecuária que acontece no Parque de Exposições de Jequié, uma parceria para a construção da primeira etapa do Centro Interdisciplinar de Equoterapia da cidade. A construção do equipamento é uma iniciativa da presidente das VSBA e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto.
Nesta primeira etapa, as VSBA repassam cerca de R$ 300 mil para custear a execução da obra, recurso arrecadado no Bazar Social de produtos novos recuperados pela Receita Federal, realizado em agosto do ano passado. O Centro Interdisciplinar de Equoterapia deve começar a funcionar em 2017, no Parque de Exposição de Jequié, conforme acordo de comodato com o Sindicato Rural de Jequié, que transfere para a AJHE, por vinte anos, uma área de mais de mil metros quadrados.
A idade inicial para o tratamento das crianças é de dois anos, não havendo uma idade limite. A entidade vai atender também os pais e familiares dos pacientes uma vez por mês, realizando reuniões mensais com a presença de psicólogos para discutir temas diversos relacionados aos pacientes e sua família.
A equoterapia é um método terapêutico para pessoas com deficiência, que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, nas áreas da educação, saúde e equitação, buscando melhorias significativas no aspecto físico, psicológico, emocional, cognitivo, biopsicossocial, entre outros, obtendo resultados de até 80% no convívio social.

[Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia]


IPIAÚ: IGREJA BATISTA SETE DE SETEMBRO REALIZA O 18º CONGRESSO DA FAMÍLIA

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A igreja Batista Sete de Setembro, inicia nesta quarta (25) o 18º Congresso da Família, com o tema “Jesus na Família, Esperança da Sociedade” tendo em vista, como Orador Oficial o Pr. Antônio Sergio A. Costa, e seminários com os preletores para cada faixa etária, Pr. Erivaldo Barros, Pr. Miguel Oliveira, Pr. Jorge e Senilda Sampaio, Pr. Josias Novais, Irª Ana Cristina, Irº Bruno Cruz e Irº Marineide Souza. O Congresso será até o domingo (29) às 19h30min. Para cada seminário a doação de 1k de alimento.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Rui anuncia aprovação do primeiro teste rápido da Zika desenvolvido no Brasil

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

“É com orgulho que anuncio que o teste rápido da Zika‬, desenvolvido em parceria entre a ‪‎Bahiafarma e a empresa sul-coreana Genbody Inc.‬, foi aprovado pela Anvisa e poderá ser utilizado no País inteiro para ajudar a enfrentar essa perigosa doença”. Foi desta maneira, por meio de seu perfil oficial no Facebook, que o governador Rui Costa revelou o feito histórico para a indústria farmacêutica baiana. O teste rápido para a doença é inédito no país e, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), também é o primeiro teste diagnóstico feito sem a participação da Fiocruz.

Em sua rede social, o governador Rui Costa parabenizou a Bahiafarma e todos os envolvidos na produção do teste rápido: “vocês são a prova da qualidade do nosso serviço público”, escreveu Rui. O teste torna mais fácil e rápida a detecção do vírus no organismo de pessoas infectadas.Ainda de acordo com a Sesab, a realização do teste rápido não apenas confirma o diagnóstico de possíveis pacientes, mas também colabora para o mapeamento de ocorrências da doença, facilitando ações de combate em locais específicos, e auxilia nas pesquisas sobre a doença.O desenvolvimento do teste rápido para zika vírus teve início no primeiro semestre de 2015, quando começaram a ser detectados casos suspeitos da doença no sul da Bahia e na região de Feira de Santana, centro-norte do Estado.

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do País.


Ipiaú: Votação do Plano de Carreira dos Profissionais em Educação acontece nesta quarta

Vereadores detectaram novas falhas no Projeto (Foto:GIRO/Arquivo)

Vereadores detectaram novas falhas no Projeto (Foto:GIRO/Arquivo)

Em sessão ordinária realizada na noite dessa terça-feira (24), a Câmara Municipal de Ipiaú detectou novas falhas no projetos de lei que dispõem sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal e o Estatuto do Magistério Publico. Diante dos problemas detectados por alguns vereadores, a sessão para concluir a leitura e a sessão para a votação do Projeto foram transferidas para às 19h dessa quarta-feira (25). Na noite segunda-feira (23), os vereadores se reuniram extraordinariamente para ouvirem a leitura do Projeto de Lei nº 007/2016 concernente ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários. As duas matérias envolvem 76 paginas e 269 artigos. No final do mês passado elas chegaram a ser lidas no plenário, mas por algumas falhas técnicas, então detectadas, foram retiradas de pauta. Agora retornam com as correções necessárias. A matéria assegura o piso salarial, gratificações de regência e tudo aquilo que vem agregar a valorização dos 287 profissionais que atuam na rede municipal de ensino. O Plano de Cargos e Salários em vigor foi elaborado há mais de 30 anos e sendo assim encontra-se defasado.

[Giro Em Ipiaú]


COMUNICADO IMPORTANTE: AVISO DE DESLIGAMENTO PROGRAMADO

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

A COELBA INFORMA QUE O FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA SERÁ TEMPORARIAMENTE INTERROMPIDO NO DIA 31/05/2016 TERÇA FEIRA DAS 09:00 AS 12:00, EM PARTES DO CENTRO DA CIDADE DE IPIAU. SERÃO ATINGIDOS OS SEGUINTES LOCAIS: RUA E, RUA D, RUA H, TRAVESSA CARLOS BORGES, TRAVESSA 1 AURELINO, RUA DO CRUZEIRO,RUA ALOISIO CONRADO,RUA H,RUA NEIDE SAMPAIO RIBEIRO,RUA CARLOS BORGES DE SOUZA. O DESLIGAMENTO SERÁ NECESSÁRIO PARA QUE OS TÉCNICOS DA EMPRESA REALIZEM, COM SEGURANÇA, SERVIÇOS DE MELHORAMENTO NA REDE ELÉTRICA DO LOCAL. A INTERRUPÇÃO PROGRAMADA, A DEPENDER DAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICA, PODERÁ SER CANCELADA, CASO OCORRA SITUAÇÕES DE RISCO QUE IMPOSSIBILITE AS MANOBRAS PARA DESLIGAR À REDE ELÉTRICA. PARA EVITAR ACIDENTES, A COELBA RECOMENDA QUE EVENTUAIS REPAROS NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INTERNAS OU EM EQUIPAMENTOS SEJAM FEITOS COM A CHAVE GERAL DESLIGADA E OS APARELHOS RETIRADOS DAS TOMADAS MESMO DURANTE O PERÍODO DA INTERRUPÇÃO DE ENERGIA, POIS O FORNECIMENTO PODE SER RESTABELECIDO ANTES DO HORÁRIO PREVISTO. A COELBA AGRADECE AOS SEUS CLIENTES E SE COLOCA À DISPOSIÇÃO PARA OS ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS.

[Coelba- Departamento de comunicação]


Governo do Estado propõe ampliação do direito à pensão vitalícia por morte

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

O Governo do Estado encaminhou à Assembléia Legislativa o Projeto de Lei que altera o art. 22 da Lei nº 11.357, de 06 de janeiro de 2009, que organiza o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos do Estado da Bahia. Com a medida, o (a) cônjuge ou o (a) companheiro (a) dos servidores passarão a ter direito à pensão vitalícia, decorrente do óbito por acidente em serviço.
A alteração na Lei reflete o compromisso do Governo Rui Costa com as famílias dos servidores públicos que eventualmente venham a falecer em função de acidente no exercício de sua função pública, em especial aqueles que exercem atividades com maior grau de risco, a exemplo dos policiais. É, também, fruto de um esforço do governo baiano, de modo a não comprometer o equilíbrio financeiro e atuarial dos fundos previdenciários do Estado.
Esta é a primeira proposta de alteração da Lei n.º 11.357/09, após o Governo do Estado divulgar novas regras para a concessão do benefício de pensão previdenciária, através da publicação da Lei 13.447 em 08 de outubro de 2015. Naquele momento, foram estabelecidos novos critérios, como a vinculação do prazo de percepção da pensão por morte à expectativa de vida do beneficiário, e a comprovação de tempo mínimo de convivência marital e de contribuição previdenciária pelo segurado. Com a alteração do art. 22 da Lei, a pensão decorrente de acidente em serviço, passaria a ser vitalícia independente da comprovação dos requisitos mínimos acima listados e da expectativa de vida do dependente.


Prorrogado prazo para as inscrições do cursinho Universidade Para Todos

 Secretaria da Educação do Estado da Bahia


Secretaria da Educação do Estado da Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou para o dia 31 de maio, as inscrições para o curso Universidade Para Todos. Estão sendo ofertas 12.825 vagas. O projeto oferece aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de segunda a sexta-feira, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o Enem, aulões, simulados e orientação vocacional. As aulas acontecem em Salvador e mais 177 localidades do Estado, nos 27 Territórios de Identidade. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos.
Podem participar estudantes regularmente matriculados, em 2016, no 3º ano do Ensino Médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional integrado ao Ensino Médio da rede pública estadual e/ou municipal do Estado da Bahia. Também estão aptos a se inscrever os alunos que tenham cursado o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries / atual 6º ao 9º anos) ou modalidades correspondentes e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regular em escolas públicas municipais e/ou estaduais no Estado. Também podem se inscrever, egressos da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, ou seja, que tenham os Ensinos Fundamental II e o Médio, regular seriado ou modalidades correspondentes, cursados em escolas públicas municipais e/ou estaduais no Estado.
Matrícula – A matrícula dos selecionados no projeto Universidade Para Todos será realizada entre os dias 6 a 10 de junho e as aulas começam no dia 6 de junho. Mais informações estão à disposição no Portal da Educação (www.educação.ba.gov.br)
Universidade para Todos – O projeto é desenvolvido em parceria com as universidade estaduais (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc). O curso oferece, ainda, material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

[ Assessoria de Comunicação- ASCOM]


SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE IPIAÚ-VOTAÇÃO PLANO DE CARREIRA DOS PROFESSORES


Itabuna: Hospital realiza mutirão contra Glaucoma em Junho

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

A unidade de Itabuna, Litoral Sul, do Hospital de Olhos Ruy Cunha (DayHorc) realizará um mutirão de detecção e prevenção ao glaucoma no próximo dia 4 de junho, das 8h às 14h. De acordo com a organização do evento, o mutirão oferecerá atendimento gratuito para pacientes acima dos 40 anos, com histórico de cegueira na família, diabéticos, negros, com miopia acima de 6 graus e com traumas ou que tiveram infecções no olho recentemente. A ação, que faz parte da 4ª edição do GlaucomaDay, busca conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce, sintomas e riscos da doença. Os interessados deverão na Rua Ruffo Galvão, centro, com documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas através do número 0800 073 2020.

[Bahia Notícias]


Ibirataia: Câmara rejeita projeto que pedia redução dos salários dos vereadores

Projeto foi rejeitado por 9X1. (Foto:Tesouras Notícias)

Projeto foi rejeitado por 9X1. (Foto:Tesouras Notícias)

A Câmara de Ibirataia rejeitou na manhã dessa segunda-feira (23) o Projeto de Lei de iniciativa popular que visava a redução dos salários dos vereadores. A PL foi rejeitada por 9×1. Apenas o edil Heber Câncio foi favorável. O salão da Câmara estava repleto de eleitores que aguardavam a apreciação e votação do projeto proposto pelo Movimento “Ibirataia Uma Cidade Melhor Para se Viver” que estabelecia o subsídio mensal dos vereadores para a próxima legislatura o valor de R$ 1.150,67 (hum mil, cento e cinquenta reais e sessenta e sete centavos). De acordo com Alan Alves, um dos integrantes do Movimento, foram mais de 1 mil assinaturas de eleitores que concordavam com a ideia reduzir os salários dos vereadores e torna-los equivalentes ao de professores da rede de ensino do nível 1. “O Movimento salienta que a PL não pede apenas a redução do teto do subsídio, mas também duas sessões semanais noturnas e desconto nas faltas dos vereadores às sessões. Esperamos que haja outras mobilizações e que a comunidade participe cobrando ações e projetos que beneficiem a nossa população”, comentou Alan. A decisão da Câmara frustrou a maior parte da comunidade que chegou a acreditar que o Projeto de Lei fosse aprovado.
[Tesouras Notícias]


Secretaria de Educação de Itagibá realiza avaliação diagnóstica para os alunos do 3º ano

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

“Muito mais que ofertar vagas aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino de Itagibá, é garantir a aprendizagem de nossas crianças, jovens e adultos”, diz a Secretária de Educação e Cultura de Itagibá, a professora Elinea Souza, que no ano passado, em parceria com a Positivo, representada pelo coordenador Silvio Alexandre, implantou o Projeto Avaliação Diagnóstica (Avaliação Externa) em alguns anos do Ensino Fundamental. Este ano ampliou para todos os discentes do Fundamental II e do 3º ao 5º ano do Fundamental I. A avaliação Externa de Língua Portuguesa e Matemática tem por objetivo avaliar o percentual do estudante nos níveis de proficiência e, através do resultado, conseguir mapear de forma precisa a aprendizagem de cada um, bem como suas principais dificuldades. Após esses resultados é elaborado um projeto de intervenção pelos professores, coordenadores e gestores, orientado pela coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Esse projeto tem proporcionado bons resultados, elevando o nível intelectual de nossos educandos. Nos dia 24 e 25 de maio, todos os alunos do 3º ano irão participar desta avaliação, e os demais farão em junho.


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 751 752 753 Próximas