Centro de Cultura de Jequié reabriu suas portas

A cidade de Jequié fez festa para celebrar o retorno às atividades do Centro de Cultura ACM, espaço vinculado à Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e que desde o mês de julho passava por manutenção a fim de oferecer uma estrutura mais qualificada e segura para artistas, produtores e, principalmente, para o seu público. Foram investidos R$ 583 mil em serviços como conserto de telhado, forro, pintura e manutenção do ar condicionado, dentre outras atividades.

O Centro reabriu as portas no dia 16 de setembro, próxima terça-feira, com a presença do Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, e programação especial que segue durante 15 dias. Foram preparados shows, rodas de conversa, exposições, circuito de cinema e espetáculos de dança e teatro, tudo pensado em acordo com a proposta de territorialização que baliza o Ocupe Seu Espaço, Programa de Dinamização dos Espaços Culturais da SecultBA.

Integram a programação artistas locais e credenciados pela chamada pública lançada pela SecultBA para o ano de 2014, democratizando o processo. Para comemorar junto com toda a comunidade cultural a reabertura, todas as pautas do Espaço no restante do mês de setembro e durante todo o mês de outubro farão parte do Programa de Gratuidade de Pautas – Pauta Gratuita, independente de tema. Uma iniciativa que possibilita aquecer rapidamente a demanda por ocupação do espaço e um uso mais dinâmico, que contemple a diversidade de manifestações artístico-culturais da região.

O Centro de Cultura de Jequié é um dos 17 espaços geridos pela Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, através da Diretoria de Espaços Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e tem capacidade para 524 espectadores sentados na platéia do palco principal, sendo seis destes assentos destinados a portadores de necessidades especiais. Conta ainda com três salas para ensaios, oficinas e cursos e um espaço exclusivo para exposições.

Três camarins dão suporte aos artistas em seus espetáculos, que contam com um palco de mais de 140 m² e uma boca de cena de quase 10 metros de largura por 6m de altura. Inaugurado no ano 2000, o espaço foi administrado durante 12 anos de maneira compartilhada entre a Prefeitura de Jequié e o Governo do Estado sem nenhuma formalização contratual. Somente em 2012 a gestão foi formalizada a manutenção pelo Estado, dentro de uma proposta de dinamização empregada com sucesso em outros centros.

A programação do “Jequié – Reaberto” faz parte do Programa de Dinamização de Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe seu Espaço, que conta com diversas ações ao longo de todo o ano. Integram o programa atividades de cessão de pautas gratuitas, programações temáticas, Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), mediação e formação de platéia junto a escolas, organizações e comunidades, Circuito de Festivais, Credenciamento de Artistas, política de acesso com ingressos gratuitos ou a baixo custo, encontros da classe artística e produtores locais.


AFONSO MENDES COMANDA CLÁSSICO DO CAMPEONATO BAIANO

imageApós se destacar no Campeonato Intermunicipal, o Árbitro Ipiauense Afonso Mendes foi designado pela Federação Baiana de Futebol, para comandar neste sábado (20/09), no Estádio Lomanto Júnior, a partida entre as Seleções de Vitória da Conquista e Salvador, válida pelo Campeonato Baiano na categoria Juvenil.

Aos 20 anos de idade, Afonso é uma das principais promessas da arbitragem da Bahia.


Ipiaú: Justiça Eleitoral apreende veículos que causavam poluição sonora

Foto: Giro em Ipiaú

Foto: Giro em Ipiaú

Oito carros de som e dezenas de placas de propaganda eleitoral que se encontravam em situação irregular foram apreendidos pela Justiça Eleitoral durante uma fiscalização realizada nessa quarta-feira(17) nos municípios de Ipiaú, Ibirataia e Barra do Rocha.

Foto: Giro em Ipiaú

Foto: Giro em Ipiaú

A ação contou com a presença do Juiz Dr. Hilton de Miranda Gonçalves, titular da 24ª Zona Eleitoral, com apoio de prepostos da Policia Militar. Os carros de som apreendidos estavam emitindo volume acima do permitido por lei e portanto causando poluição sonora. Da contabilidade da apreensão constam: três veículos em Ipiaú, três em Ibirataia e dois em Barra do Rocha.

(Da Redação)

 


Ipiaú: Morre Genalson Contador

Genalson Sampaio, pessoa querida na comunidade

Genalson Sampaio, pessoa querida na comunidade

Faleceu por volta de 1 hora da madrugada da ultima quarta-feira(17), Genalson Sampaio, popular Genalson Contador, de acordo com informações; Ele teria dado entrada no Hospital e Clinica São Roque na manhã de terça-feira(16), sendo hospitalizado com problemas no fígado, o quadro se agravou e ele não resistiu indo a óbito.

O corpo de Genalson foi velado na Loja Maçônica Fraternidade Rionovense, durante todo o dia desta quarta-feira (17), centenas de pessoas visitaram o velório, dando-lhe o seu Adeus, Assim também foi o cortejo fúnebre que saiu as 17h e seguiu acompanhado de centenas de pessoas, entre elas, parentes, amigos, autoridades do município e vizinhos de residencia que fizeram o trajeto até o cemitério.

Durante o percurso um veículo de som executava canções do Rei do Baião, musicas da preferência do falecido. Uma sonora Salva de Palmas foi executada no Cemitério Jardim da Saudade, momento que a urna funerária era depositada.

(Da Redação)


Ipiaú: II Caminhada Ecológica em prol da vida, Grupo Mãos Unidas

Maianne Matos Graduada em Letras/Espanhol  Secretária do Rotaract Club de Ipiaú- Distrito 4550 - 2014-2015

Por Maianne Matos
Graduada em Letras/Espanhol
Secretária do Rotaract Club de Ipiaú- Distrito 4550 – 2014-2015

No próximo dia (20) de setembro o Rotary Club Ipiaú Vale dos Rios, realizará a sua II caminhada Ecológica. Toda renda será revertida ao Grupo Mãos Unidas em Prol da Vida, grupo de apoio aos portadores de câncer de Ipiaú.

Adquira sua camisa no valor de 10,00. A entidade promete um dia maravilhoso, com plantio de árvores e sorteio de uma bicicleta entre os participantes. Pontos de Venda na ZVR ou com os rotarianos.


Ipiaú: Retran Avançada e Informatizada começa a funcionar oficialmente

1

1

Nesta segunda feira ( 15 )passa a ficar oficialmente desvinculada de Jequié a fiscalização do trânsito de Ipiaú da cidade de Jequié a partir do início de funcionamento da 2ª Retran Avançada Informatizada.

Conforme Clareana Costa, o passo definitivo do funcionamento da Retran Avançada deverá preceder brevemente à instalação da Ciretran de Ipiaú. ” Estamos só esperando a instalação de uma clínica de psicoteste para que o órgão possa se desvincular definitivamente de Jequié”, disse.

Clareana reconheceu a ajuda de órgãos importantes do município, a exemplo da Loja Maçônica Fraternidade Rionovense e principalmente pela ação decisiva da liderança política de Ipiaú Cezário Costa, via deputado estadual Euclides Fernandes.

Ela também lamentou o fato de que o prefeito de Ipiaú, segundo afirmou, tenha buscado dificultar o processo. ” Ele sempre levou a coisa como uma questão pessoal. Não foi por causa do prefeito que a Retran voltou para Ipiaú mas agradecemos ao vereador Nassér por ter intercedido e ainda aos vereadores Jô da AABB, Orlando e Margarete por terem estado sempre ao lado da gente durante esse processo”, afirmou.

Ela lembrou ainda que a partir de quinta feira ( 18 ) deverá estar acontecendo com a coordenação do órgão a Semana de Trânsito, com campanhas informativas nas escolas da cidade.

(Ipiaú on Line)


IPIAÚ: REFORMA DO PRÉDIO DA PIB É FINALIZADA

noticias-e73dbad529

Após a conclusão, as reformas estruturais no prédio da Primeira Igreja Batista de Rio Novo (PIB) chamam a atenção pelo aspecto moderno e bonito. São obras que promoveram ampla reestruturação do templo batista, cuja história se confunde com a própria fundação de Ipiaú.

A primeira reforma geral da PIB após 30 anos inclui, além da parte externa, melhoramentos na quadra de esportes anexa ao templo, refrigeração, troca de todas as portas e janelas por blindex e ainda a troca do globo terrestre de vidro, em trabalho na cor azul fluorescente que foi realizado pelo artista plástico Lula Martins, o próprio autor da obra inicial, ali fixada há 45 anos.

(Ipiaú Online)


IPIAÚ: JÔ DA AABB EXPLICA O PORQUÊ DE APOIAR CANDIDATOS NEUTROS E AFIRMA EXISTIR BRIGA DO “PODER PELO PODER” NA OPOSIÇÃO

1

1

O Vereador de Ipiaú, Jô da AABB (PP), comentou a disputa política existente entre o Ex-Prefeito José Mendonça (PP) e o Empresário Cezário Costa (PDT). De acordo com o parlamentar, a briga entre o grupo oposicionista mostra o desgaste e a deixa claro, a falta de diálogo existente na oposição. “Faço parte do Grupo da Oposição, pois não concordo com a forma que Ipiaú vem sendo administrada. Tenho Voz Livre na Câmara. Mas esta briga política que hoje existe é uma demonstração de disputa por vaidade, e não por projetos visando o melhor de Ipiaú. Há uma disputa do poder pelo poder, e isso é prejudicial para o município.”, declarou o Edil.

Jô ainda declarou que devido ao conflito político existente na oposição, decidiu apoiar candidatos neutros, adotando uma postura independente. “Apoio Luiza Maia, para Deputada Estadual e Luiz Caetano, para Deputado Federal. Estou visitando os Bairros, e a receptividade tem sido muito grande. Estou convocando as pessoas para fazer parte de um novo projeto de mudança que Ipiaú precisa. “, comentou o Edil.

(NOTÍCIAS DE IPIAÚ)


Candidatos firmam compromisso com a estratégia de desenvolvimento territorial

Na última terça-feira, 9, alguns candidatos a cargos eletivos nas próximas eleições ,sobretudo aqueles que concorrem à vagas Assembleia Legislativa e Congresso Nacional, se reuniram em Jequié com representantes do Colegiado Territorial do Médio Rio das Contas para exporem seus pontos de vista, opiniões e propostas a cerca do tema: ”Desenvolvimento Territorial”,além de firmarem o compromisso com a estratégia de desenvolvimento territorial no Estado da Bahia .Tal compromisso envolve o aprofundamento do debate Institucional em torno das reformas estruturantes necessárias ao desenvolvimento sustentável dos municípios que integram o Território Médio Rio das Contas.Constam desse compromisso a ser honrado pelos futuros representantes da região na legislatura 2015-2018 um total de 28 pontos que estão assim elencados:
Desenvolvimento Territorial com foco na tradição municipalista fortalecendo a política dos consórcios públicos;aprovação do Projeto de Lei nº20.808/2014 que dispõe sobre o Desenvolvimento Territorial;Apoio e divulgação ao Decreto Lei Federal nº8.243/2014 que institui a Política e o Sistema Nacional de Participação Social; apoio e divulgação da política estadual de convivência com a seca; Defesa e apoio à proposta de plebiscito popular por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político;Votar,apoiar e encaminhar projetos de Lei que visem a dinamização dos sistemas locais de produção;apoio e participação na elaboração dos planos Safras Territoriais;Apoiar o fortalecimento das empresas de Ater e Ates (EBDA e CEPLAC) através de concurso publico para ampliação do seu quadro funcional e aparelhamentos das mesmas; Inclusão do Território Médio Rio das Contas no projeto de criação da Universidade Federal do Sudoeste mediante a participação do território através de audiências publicas;Implementar junto à Secretaria Estadual de Educação a proposta de Consolidação do Campus 21 da UNEB em Ipiaú, transferindo área do estado para a universidade e garantindo recursos para a construção das novas instalações;Transformar o Campus da UESB em campus independente, criando uma nova universidade ; Ampliar a oferta de vagas da UNEB no Território do Médio Rio das Contas, a partir da criação de novos cursos;Lutar L para que a radiofusão do sistema educadora FM(IRDEB) chegue a toda extensão do Território Médio Rio das Contas;Lutar para que o CETEP (Ipiaú) seja transformado em IFBAIANO como forma de ampliar o PRONATEC, e criando novos cursos de nível superior;.Lutar pela consolidação do curso de medicina da UESB; Aprovar lei estadual que possibilite o Estado apoiar técnico-financeiramente as atividades dos Colegiados Territoriais;Implantar política de formação continuada para os membros dos Colegiados Territoriais;Apoiar a criação da Superintendência de Desenvolvimento Territorial – SDT, como estrutura administrativa responsável pela dinamização da política territorial no Estado; Estabelecer em lei que seja destinado 2% do orçamento estadual, para os quais a aplicação seja definida pelos Colegiados Territoriais; Construir a relação entre o Poder Legislativo e a Rede de Colegiados Territoriais – CET; Lutar pela melhoria na Infraestrutura do Terminal Aerorrodoviário de Jequié; Lutar pela criação do novo Aeroporto Territorial; Apoio ao projeto do Agropolo de Fruticultura do Território Médio Rio das Contas; Apoio da Coleta Seletiva no Território Médio Rio das Contas, através de Usina de Reciclagem; Apoiar medidas para proteger a Lei Maria da Penha, lutando pela criação de mais delegacias especializada de atenção a mulher e implantação de Varas especializadas; Implantar sistema prisional, com inclusão sócio produtivo dos apenados e viabilizar centro Territorial de tratamento e reabilitação de dependentes químicos; Implantação do Polo Industrial e Agroindustrial do TIMRC;Desenvolver programa ambiental com forte conteúdo educacional e preservacionista dos Biomas existentes na área geográfica do TIMRC.


Artes plásticas no Fórum da Comarca de Ipiaú

Os artistas plásticos de Ipiaú encontrarão nos corredores e salas do Fórum Jorge Calmon um espaço seguro para expor suas obras. A ideia partiu do juiz Hilton Gonçalves de Miranda, titular da Vara Crime e Diretor do Fórum, que assim pretende proporcionar mais leveza e cores a um ambiente tradicionalmente contido de formalidades.A medida também visa aproximar a população do local de trabalho do Poder Judiciário,mostrando o seu cotidiano de atividades e desmistificando a imagem pesada que se tem do lugar. Após duas reuniões com artistas e promotores de eventos culturais,o magistrado acatou a sugestão de que a primeira mostra venha acontecer no próximo dia 7 de novembro através de uma exposição coletiva que será inaugurada às 17 horas no Salão do Júri.A partir desse evento ocorrerão mensalmente exposições individuais que envolverão outros segmentos das artes visuais,a exemplo de fotografias,esculturas,mandalas, colagens,instalações etç.

Na abertura da exposição coletiva também poderão ocorrer lançamentos literários,apresentações de artes cênicas e um recital de poesias. Uma primeira experiência de arejamento visual do interior do Fórum Jorge Calmon foi feita pelo juiz César Santana,da Vara civil, que promoveu a instalação de um painel contendo poesias de grandes mestres da literatura brasileira contemporânea.Coube ao artista Anderson,com sua plástica/grafite,a ilustração do painel.

(Giro/José Américo Castro)


Universidade Federal do Sul da Bahia inicia atividades com 800 alunos matriculados

1

1

Uma aula magna proferida na noite desta segunda-feira (8) no Campus Jorge Amado, em Itabuna, reuniu o governador Jaques Wagner, o ministro da Educação José Henrique Paim e a comunidade acadêmica para a inauguração da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A instituição inicia oficialmente suas atividades com 800 alunos matriculados e a proposta de ser uma forte âncora na região sul da Bahia, voltada para a internacionalização e integração social.

Um dos principais defensores da expansão do ensino público superior na Bahia, o governador Jaques Wagner lembrou que nesta terça-feira estará em Barreiras, onde também participará da aula inaugural da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

“Tenho a honra de, nos últimos 12 anos, ter participado da inauguração de cinco universidades federais na Bahia. É algo que chama a atenção”, disse o governador após lembrar que a região sul da Bahia conta também com uma universidade estadual, situada em Ilhéus, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Aproximadamente 95% dos alunos da nova universidade são da região sul e 85% concluíram o ensino médio em unidades públicas de ensino. De acordo com o reitor da UFSB, Naomar Almeida, a maioria das vagas de cursos de universidades interiorizadas é ocupada por acadêmicos de fora da região onde está localizada, o que não deve ocorrer com a Universidade Federal do Sul da Bahia.

Bacharelados e licenciaturas

“Criamos um modelo com uma rede de colégios universitários em municípios da região com mais de 20 mil habitantes. Os alunos podem assistir às aulas da universidade sem sair de onde moram e só vem para as três sedes – Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas para completar seus cursos”, explica o reitor.

Atualmente a universidade já contabiliza 800 matrículas nos bacharelados interdisciplinares (Artes, Ciências, Humanidades e Saúde) e nas licenciaturas interdisciplinares. Naomar disse que a meta é alcançar 900 matrículas e explicou que, nesta modalidade, “o aluno não entra direto no curso profissional. Entra na universidade e faz suas escolhas durante o percurso de formação, podendo mudar se quiser”.


Martinha é bi campeã Pan-Americana no México

Marta

Marta

A atleta de canoagem ipiaunse Marta Ferreira superou uma lesão no ombro e conquistou mais um título importante para a sua carreira vitoriosa. Desta vez Martinha conquistou o bi campeonato panamericano realizado no México neste dia -6 de setembro e vai trazer para Ipiaú, Bahia e Brasil mais um ouro.

Esta foi a última competição do ano da atleta que fechou 2014 com chave de ouro, mas com uma lesão que corre o risco de piorar.”Minha lesão piorou, ficarei 6 meses em recuperação do tendão do ombro direito, to fora do campeonato brasileiro final de setembro… Agora só em fevereiro de 2015 p voltar a competir….o médico passou ressonância p os 2 ombros… Tivemos uma reunião, eu o treinador, a fisioterapeuta, médico, coordenador brasileiro de Paracanoagem e preparador físico, eles me aconselharam que seria melhor eu dar esse tempo p me recuperar do q ir p uma sequência de treino e p competição podendo romper de vez o tendão e precisar fazer cirurgia, foi um momento super difícil, chorei, fiquei triste pois esse seria meu décimo brasileiro, mas enfim… Compreendi que dar esse tempo será melhor também p recuperar meu corpo e tb meu psicológico”, disse a atleta.

Momento difícilma parte, enquanto Martinha se recupera, o melhor é deixar registrado o seu depoimento feliz, logo após a vitória no México que deixa Marta entre as melhores atletas do mundo na paracanoagem. Nas redes sociais Marta confessou mesmo com a parada que vai ter que dar para se recuperar que está muito feliz. “Estou muito feliz em conquistar mais um título para o meu país! Bi Campeã Panamericana! Mesmo com lesão no ombro, superei a dor e a altitude em busca de mais um ouro. Agradeço a todos pela torcida”, escreveu.

(Informe Ipiaú)


Governador autoriza licitação para duplicar rodovia Ilhéus-Itabuna

Serão investidos R$ 116 milhões na duplicação, segundo o governo.

Serão investidos R$ 116 milhões na duplicação, segundo o governo.

O trecho de 20 quilômetros da BR-415, que liga os municípios de Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia, será totalmente duplicado, proporcionando mais segurança e comodidade para quem passa pela rodovia federal. Acompanhado do governador Jaques Wagner, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve em Itabuna, na tarde desta segunda-feira (8), onde autorizou a licitação das obras no trecho entre as duas cidades.

A via atual será mantida enquanto outra, pela margem direita do rio Cachoeira, será construída para compor a duplicação. Serão investidos R$ 116 milhões na duplicação, já garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). A licitação deve ser finalizada em 45 dias e a expectativa é que a obra seja entregue em dois anos. Serão construídos também contornos nos acessos a Ilhéus e Itabuna. Os projetos estão sendo feitos pelas equipes do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 553 554 555 Próximas