Mais de 1,6 milhões de trabalhadores tem até o dia 30 para sacar o PIS-Pasep

Trabalhador pode resgatar o beneficio até o dia 30 de junho.

Trabalhador pode resgatar o beneficio até o dia 30 de junho.

Pelo menos 1,6 milhão ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep. Agora, os trabalhadores têm pouco mais de uma semana para ir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para retirar o valor de um salário mínimo (R$ 880). Veja aqui se você tem direito ao saque do benefício. De acordo com o Ministério do Trabalho, há ainda R$ 1,7 bilhão para saque, cujo prazo termina na próxima quinta-feira (30). A pasta informou que os recursos que não forem sacados até o prazo retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O PIS é destinado a funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep aos servidores públicos. Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação. Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação.


Secretaria da Educação e Telebras firmam parceria para banda larga nas escolas

Foto: Imprensa Telebras

Foto: Imprensa Telebras

Um termo de cooperação técnica foi assinado na quarta-feira (22), em Brasília, pelo secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, e o presidente da Telebras, Jorge Bittar, para conectar as escolas da rede estadual, que funcionam nas zonas urbana e rural, com a finalidade de levar conteúdos digitais em banda larga para estudantes e professores. A iniciativa faz parte do programa ‘Minha Escola Mais Inteligente’, desenvolvido pela Telebras em parceria com os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

“O diferencial não está na tecnologia empregada, uma vez que diversas escolas particulares do País já a utilizam, mas na acessibilidade que traz à escola pública”, ressalta Pinheiro. Conhecedor do segmento de telecomunicações, o secretário também destacou que a cooperação técnica vai permitir a difusão de conteúdos educacionais direcionados aos alunos da rede estadual, através da banda larga.

IAT e Sistema S

A meta do programa, que ampliará o acesso à banda larga no Brasil, é beneficiar 20 milhões de alunos até 2019 e conectar 30 mil escolas públicas com a velocidade média de 78 megabits por segundo (Mbps). A ação facilitará a difusão de conteúdos e acesso de alunos e professores às informações.

Na Bahia, o projeto envolverá ainda o Instituto Anísio Teixeira (IAT), como referência de um centro de formação profissional. Segundo Pinheiro, outro parceiro da iniciativa será o Sistema S, que atuará na Educação Profissional com Intermediação Tecnológica.

“Iniciamos as tratativas com o Sistema S no mesmo dia em que tomei posse como secretário, numa reunião que tivemos, inclusive, no gabinete do governador Rui Costa. Com isso, vamos ofertar nas escolas cursos com intenso uso de tecnologias educacionais inovadoras, utilizando simuladores, games e kits cibercientíficos, o que será estimulante para os alunos”, disse o titular da Educação.

Projeto-piloto

A Telebras já realiza um projeto-piloto do programa em Brasília, no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (Cemeb), uma das mais antigas da capital federal. Criado em 1960, o centro possui atualmente 2.800 estudantes.

No dia 8 de junho, Pinheiro e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Manoel Mendonça, visitaram o Cemeb, junto com o presidente da Telebras, para conhecer o programa já implantado na escola, permitindo aos alunos e professores uma aula mais interativa e dinâmica.

[Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia]


Bancos já são obrigados a fazer troca imediata de nota falsa sacada em caixa

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Os bancos já estão obrigados a substituir de imediato notas falsas sacadas em seus caixas eletrônicos. A decisão, tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no fim de maio, foi regulamentada pelo Banco Central nesta semana. Até então, não havia uma regra fixa e, em alguns casos, a troca chegava a demorar até 180 dias. Ao anunciar a medida do CMN no fim de maio, Marcelo Cota, do Banco Central, explicou que a decisão dos bancos de trocar as notas dependia da relação das instituições financeiras com seus clientes. “Não tivemos nesse ano nenhum registro de um cliente que sacou uma nota falsa em um ATM [caixa eletrônico]“, disse ele, na ocasião. De acordo com o Banco Central, a medida aprovada pelo Conselho Monetário Nacional visa a proteção do cliente bancário e a agilidade no recebimento dos valores. Em sua página na internet, o Banco Central divulgou uma lista de perguntas e repostas sobre o assunto para tirar as dúvidas dos clientes. A autoridade monetária explica que, caso o cidadão tenha sacado uma moeda ou cédula suspeita no caixa ou em um terminal de autoatendimento, ele deve procurar qualquer agência do banco do qual é correntista e apresentar a cédula ou moeda.
[G1]

 


Secretaria da Educação divulga seleção do Universidade Para Todos

Fonte: Ascom SEC

Fonte: Ascom SEC

A Secretaria da Educação do Estado divulga, nesta terça-feira (21), no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), o resultado da seleção para 12.825 vagas do cursinho Universidade Para Todos (UPT). As aulas, preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acontecem em Salvador e em mais 177 localidades da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A matrícula será realizada de 5 a 8 de julho, no local e no turno que o candidato escolheu para cursar. As aulas serão iniciadas no dia 5 de julho.
“O projeto Universidade para Todos é uma parceria que fortalece a relação da Secretaria da Educação com as nossas universidades estaduais. Para além da pesquisa e do ensino de excelência que as universidades têm, este projeto demonstra bem o potencial das estaduais também na extensão, pois é um serviço de grande relevância, na medida em que beneficia nossos estudantes, na preparação para o ingresso ao Ensino Superior”, comenta o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro.

Matrícula
Para se matricular, o candidato deverá apresentar a original e as cópias de documentos como RG, CPF, histórico escolar e comprovante de residência. Se menor de idade, a matrícula deverá ser feita pelos pais ou responsáveis.
Neste ano, foram inscritos 22.281 candidatos. Um dos critérios da seleção é a nota de Português e Matemática, que o estudante declarou no ato da inscrição e que precisa ser comprovada, no ato da matrícula, com a apresentação do histórico escolar. Este documento também comprova se o estudante é oriundo da escola nas redes públicas estadual ou municipal.

Beneficiados
São beneficiados pelo UPT estudantes regularmente matriculados, em 2016, no 3º ano do Ensino Médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional integrado ao Ensino Médio da rede pública estadual e/ou municipal do Estado da Bahia. Também puderam se inscrever alunos que tenham cursado o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries / atual 6º ao 9º anos) ou modalidades correspondentes e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regular em escolas públicas municipais e/ou estaduais no Estado.
O programa contempla, ainda, egressos da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, ou seja, que tenham os Ensinos Fundamental II e o Médio, regular seriado ou modalidades correspondentes, cursados em escolas públicas municipais e/ou estaduais no Estado.

Sobre o UPT
O projeto oferece aulas regulares de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura e Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), de segunda a sexta-feira, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o Enem, aulões, simulados e orientação vocacional. O curso oferece, ainda, material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

[Ascom SEC]


OMS publica recomendações de saúde para quem vem para Olimpíada

OMS lançou recomendações para viajantes que vêm ao Brasil para Olimpíada (Foto: Reuters/Sergio Moraes)

OMS lançou recomendações para viajantes que vêm ao Brasil para Olimpíada (Foto: Reuters/Sergio Moraes)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, nesta terça-feira (21), recomendações para viajantes que pretendem visitar o Brasil durante a Olimpíada. O órgão mantém a recomendação de que mulheres grávidas não venham para o país por causa do risco de infecção pelo vírus da zika, relacionado à microcefalia. Mas observa que o risco de doenças transmitidas por mosquitos será menor durante o evento por causa do inverno.
Ainda assim, a orientação é que viajantes usem repelentes, escolham roupas que cubram a maior parte do corpo durante o dia e evitem áreas da cidade com falhas de saneamento básico, onde há mais risco de proliferação dos mosquitos transmissores de zika, dengue e chikungunya. Na semana passada, a OMS declarou que o risco de propagação do vírus da zika devido à Olimpíada no Rio era “muito baixo”.

Vacinas em dia
Os viajantes são aconselhados a colocarem suas vacinas em dia de acordo com o calendário vacinal de seus países de origem. A imunização deve ocorrer de 4 a 8 semanas antes da viagem. A OMS observa que o Brasil já eliminou a transmissão de sarampo, rubéola e poliomielite. Como essas doenças ainda ocorrem em outras regiões, os turistas devem se vacinar para não reintroduzi-las no Brasil. A vacinação contra influenza foi recomendada para pessoas com risco de complicações, como idosos, pessoas com doenças crônicas e crianças. “Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos ocorrerão depois de estação de influenza ter atingido seu pico no Rio de Janeiro em junho e julho. no entanto, há variações regionais e casos ocorrem ao longo do ano no Brasil”, afirma o documento. A OMS recomenda que os viajantes usem preservativos em relações sexuais para se proteger de doenças sexualmente transmissíveis. Para evitar infecções gastrointestinais, é recomendado o consumo de água engarrafada e alimentos bem cozidos ou bem refrigerados. O órgão destacou ainda o risco de febre maculosa em Belo Horizonte, o risco de leptospirose em Salvador e outras doenças negligenciadas em áreas rurais. O documento também alerta que roubos e crimes violentos podem acontecer no Brasil. “Viajantes devem ser aconselhados a ter cautela e usar apenas táxis oficiais do aeroporto ou serviços de shuttle, não viajar sozinhos à noite, evitar áreas questionáveis e viajar com uma companhia”, afirma a organização.

[G1]


Com salários atrasados, médicos de hospital em Porto Seguro entram em greve

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Médicos do Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, no sul da Bahia, entraram em greve por tempo indeterminado, nesta segunda-feira (20). A principal reivindicação é o pagamento de salários atrasados. A direção do hospital informou que a greve não está afetando os atendimentos aos pacientes internados e nem os casos de urgência e emergência, porque parte dos médicos está trabalhando, e que casos simples estão sendo encaminhados aos postos de saúde ou ao hospital municipal. Ainda segundo a diretoria da unidade, eles aguardam regularização de repasses da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Já a Sesab informou que vem fazendo repasses de forma consecutiva para a empresa que faz o gerenciamento do hospital, e que existem algumas pendências que a secretaria está buscando resolver o quanto antes.
[G1]


Correios anunciam reajuste de 10,64% em tarifas postais

O anúncio do novo reajuste ocorre cerca de seis meses após o último aumento.

O anúncio do novo reajuste ocorre cerca de seis meses após o último aumento.

As tarifas postais dos Correios serão reajustadas em 10,64% para serviços nacionais e internacionais, conforme portaria assinada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (20). Para entrar em vigor, a medida ainda depende de uma portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, informou o governo. O anúncio do novo reajuste ocorre cerca de seis meses após o último aumento, em dezembro do ano passado.”O objetivo é atualizar as tarifas em relação à inflação acumulada no último ano”, informaram os Correios. O primeiro porte da carta não comercial terá seu valor corrigido de R$ 1,05 para R$ 1,15. No caso de telegrama nacional redigido pela internet, a nova tarifa é de R$ 7,07 por página. Antes, a tarifa vigente era de R$ 6,39. A tarifa da Carta Social, destinada aos beneficiários do programa Bolsa Família, permanece inalterada, em R$ 0,01. “Os serviços dos Correios são reajustados anualmente com base na recomposição dos custos repassados à estatal, como aumento dos preços dos combustíveis, contratos de aluguel, transportes, vigilância, limpeza e salários dos empregados. As novas tarifas não se aplicam ao segmento de encomendas e marketing direto”, informou o governo.


Livro sobre a Independência da Bahia reforça ensino na rede estadua

Fotos: Manu Dias/GOVBA

Fotos: Manu Dias/GOVBA

“Um povo que não conhece sua história, não é capaz de construir bem seu presente e futuro. Por isso é importante garantir que os nossos jovens saibam como aconteceu a Independência da Bahia em detalhes. O livro, por meio da Empresa Gráfica da Bahia, vai passar a fazer parte do acervo nas bibliotecas das escolas da rede estadual. Além do compromisso de promover melhorias de infraestrutura, o Governo do Estado está empenhado em melhorar as condições de aprendizagem nas instituições de ensino”, afirmou o governador Rui Costa durante o evento de lançamento do livro “2 de Julho – Independência da Bahia e do Brasil”, que terá o segundo lote, com dois mil exemplares, distribuído em todas as escolas da rede estadual de ensino.
A publicação foi lançada na manhã desta segunda-feira (20), na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), no bairro da Piedade, em Salvador. Financiado pela Casa de Cultura Carolina Taboada, o primeiro lote, com quatro mil exemplares que contam a história da Independência da Bahia e a sua importância para a Independência do Brasil, será distribuído na capital e no interior baiano.
Com prazo total de dois anos de construção, o livro, de autoria dos historiadores baianos Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Junior e Ubaldo Marques Porto Filho, visa à divulgação da história da Bahia para baianos e visitantes.

[Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia]


Órgãos públicos oferecem 1.082 vagas em concursos na Bahia

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Prefeituras, universidades e outros órgãos sediados na Bahia estão com as inscrições abertas para concursos em diversas áreas. Ao total, são ofertadas 1.087 vagas. Os salários chegam até R$ 12 mil. As oportunidades para todos os níveis de escolaridade (do fundamental ao superior).Câmara Municipal de Conceição de Jacuípe – prorrogou as inscrições do concurso público com remunerações que variam de R$ 880,00 a R$ 1.200,00, para jornadas de 35h ou 40h semanais. Os candidatos de níveis fundamental ou médio devem realizar o cadastro, no site da organizadora, até 25 de junho. As vagas são para os cargos de Agente Administrativo (6), Operador de Sistema (1), Motorista (3), Guarda Legislativo (5) e Auxiliar de Serviços Gerais (3), que serão classificados por meio de uma prova objetiva prevista para ser realizada no dia 24 de julho.

 

 


Moradores de Itabuna dormem em filas e ‘brigam’ por água de carros-pipa

Foto:Reprodução/TV Santa Cruz

Foto:Reprodução/TV Santa Cruz

A crise no abastecimento de água na região sul da Bahia está levando muitos moradores de Itabuna a dormir em filas para conseguir água distribuída por carros-pipa. Com estiagem há mais de nove meses, a cidade está em estado de emergência. Tanques comunitários abastecidos por carros-pipa foram colocados nos bairros da cidade, mas, como a demanda é grande, a aglomeração de moradores muitas vezes termina em tumulto numa verdadeira ‘briga’ pela água. Os carros-pipa são abastecidos com água trazida de outras cidades vizinhas. A prefeitura de Itabuna informou que a estiagem prejudica a normalidade da distribuição e fornecimento de água potável para a população de diversos bairros, povoados e distritos, além de comprometer o funcionamento de diversos equipamentos e estabelecimentos públicos que prestam serviços essenciais, como hospitais, escolas, creches e clínicas. O posto de saúde do bairro São Caetano também é afetado. Nesta sexta-feira (17), os banheiros e a sala de vacinas da unidade de saúde estavam fechados, devido á falta de água. De acordo com a prefeitura, a falta de chuvas paralisou a captação de água nos rios Salgado, Colônia e no Almada, onde houve a redução em até 97% da captação na Estação de Rio do Braço. A seca, conforme a administração, causa ainda prejuízos aos segmentos econômicos, a exemplo da agropecuária, indústria e comércio. A previsão de chuva mais intensa para a região, no entanto, é só a partir do mês de outubro.

[G1]

 


Ipiaú: Grupo Viver melhor promove 2º Caminhada da Terceira Idade

Grupo Viver Melhor

Grupo Viver Melhor

Nesta manhã(17) o Grupo Viver Melhor da Igreja Batista Sete de Setembro realizou a 2º Caminhada da Terceira Idade com o tema “Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, contando com participação das Déboras, Juventude IBS, e Colégio Batista de Ipiaú. A concentração foi na quadra da PIB- Primeira Igreja Batista de Rio Novo, e o encerramento na Praça Ruy Barbosa.

Grupo Viver Melhor

Grupo Viver Melhor


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 755 756 757 Próximas