Universidades estaduais firmam convênio histórico de mobilidade estudantil

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

As quatro universidades estaduais da Bahia (Ueba) assinaram um convênio que seguramente vai marcar a história da educação superior pública no estado.
O acordo vai viabilizar a mobilidade estudantil entre essas instituições, beneficiando os discentes dos cursos de graduação.A parceria foi firmada em encontro do Fórum de Reitores das Ueba realizado na Reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, em abril deste ano. Segundo os termos do convênio, a mobilidade estudantil visa promover o acesso do estudante à diversidade da cultura acadêmica das universidades conveniadas, favorecendo a ampliação de sua vivência sociocultural e oportunizando o acesso a componentes curriculares tendentes à integralização curricular. Entre os objetivos almejados pelas instituições, estão o de diversificar a aprendizagem e a formação dos discentes, ampliar a percepção e os processos de construção do conhecimento e permitir aos graduandos em trânsito a possibilidade de integralização do currículo. Na avaliação reitor da UNEB, José Bites, esse convênio foi um passo fundamental dado pelo Fórum de Reitores no sentido de as Ueba avançarem em outros projetos estratégicos em comum. “Podemos desenvolver programas de parceria nas áreas de pós-graduação, de pesquisa, de fortalecimento dos campi e de modernização de gestão”, disse o reitor.
Segundo a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, presidente do Fórum de Reitores, o acordo além de enriquecer o percurso formativo dos estudantes, se configura em um marco de reconhecimento das Ueba como instituições coirmãs, que devem, por isso mesmo, se apoiarem.

[ASCOM da UNEB]


Justiça nega recurso e mantém bloqueio do WhatsApp

Bloqueio de 72 horas teve início na tarde de segunda-feira (02)

Bloqueio de 72 horas teve início na tarde de segunda-feira (02)

O desembargador Cezário Siqueira Neto, do Tribunal de Justiça de Sergipe, negou recurso do WhatsApp. Com isso, o bloqueio ao app está mantido. O bloqueio ao aplicativo de mensagens está previsto para durar 72 horas (contados a partir das 14h da segunda-feira, 2) e é válido para as operadoras Tim, Oi, Vivo, Claro e Nextel. “O aplicativo, mesmo diante de um problema de tal magnitude, que já se arrasta desde o ano de 2015, e que podia impactar sobre milhões de usuários como ele mesmo afirma, nunca se sensibilizou em enviar especialistas para discutir com o magistrado e com as autoridades policiais interessadas sobre a viabilidade ou não da execução da medida. Preferiu a inércia, quiçá para causar o caos, e, com isso, pressionar o Judiciário a concordar com a sua vontade em não se submeter à legislação brasileira”, justificou o desembargador em decisão proferida nesta madrugada. Após ter dito que tinha cooperado com a Justiça brasileira e estava decepcionado com a suspensão, o WhatsApp entrou na segunda-feira com o recurso judicial contra o bloqueio. Esta é a segunda vez que o aplicativo de mensagens fica fora do ar no Brasil, a primeira foi em dezembro de 2015.
[UOL]


Tocha olímpica passará pela Bahia entre os dias 19 e 26 de maio; Confira as cidades

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou nesta quarta-feira (24) o roteiro que a tocha olímpica percorrerá, após sair de Olímpia, cidade situada na Grécia. Ela será acesa no dia 21 de abril, depois segue para Laussanne, na Suíça, onde fica do Comitê Olímpico Internacional (COI). No dia 3 de maio, ela virá para o Brasil, quando a capital federal a receberá.

No dia 19 de maio, o símbolo olímpico chegará à Bahia, mais especificamente na cidade de Teixeira de Freitas. No dia 24 do mesmo mês, Salvador abrigará a tocha, que ficará no estado até dia 26, quando passará por Sobradinho. Ao todo, 28 municípios receberão o fogo olímpico.

Confira as cidades da Bahia que receberão a tocha:

19/05/2016 – BA – Teixeira de Freitas, Itamaraju, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro
20/05/2016 – BA – Eunápolis, Itapetinga, Vitória da Conquista
21/05/2016 – BA – Itambé, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus
22/05/2016 – BA – Itacaré, Camamu, Ituberá, Cairu, Morro de São Paulo, Valença
23/05/2016 – BA – Lençóis, Chapada Diamantina
24/05/2016 – BA – Salvador
25/05/2016 – BA – Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Groso, Senhor do Bonfim
26/05/2016 – BA – Jaguarari, Juazeiro, Sobradinho

[Bahia Notícias]


Termina nesta quarta-feira o prazo para regularizar o título de eleitor

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

O prazo para os eleitores regularizarem as pendências no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) vai até quarta-feira (4). Por conta da grande procura, o órgão orienta que os eleitores devem consultar a situação eleitoral no site da instituição (acesse aqui) antes de procurar o atendimento. O diretor geral do TRE, Raimundo Oliveira, explica que os atendimentos são voltados para aqueles que necessitam prioritariamente solicitar a emissão da primeira via do título, fazer a regularização eleitoral ou a transferência de município. “Quem já vota normalmente não precisa vir agora só para fazer o cadastramento biométrico”, alerta.A recomendação do Tribunal é para que aqueles que estejam em situação regular evitem enfrentar as longas filas. No site do órgão, a informação pode ser visualizada no menu “Eleitor”, opção “Situação eleitoral”, onde a consulta pode ser feita informando-se o nome da mãe ou o número do título. O diretor Raimundo Oliveira afirmou ainda que apesar das longas filas, existe um esquema especial que dará conta de realizar todos os atendimentos na capital baiana.


Ipiaú: Alto da Carolina vence de virada e é campeão da Copa Regional de Futebol

Time comemorou com a torcida que lotou o estádio

Time comemorou com a torcida que lotou o estádio

A 1ª edição da Copa Regional de Futebol do Vale Rio das Contas chegou ao fim após a realização de 15 partidas, e conheceu o seu grande campeão: Ipiaú Alto da Carolina. A final foi disputada no estádio municipal Pedro Caetano sob o olhar de centenas de pessoas, que fizeram uma linda festa nas arquibancadas, com direito a charanga e fogos de artifício. O jogo em si foi de boa qualidade, muito disputado, com superioridade da equipe de Dário Meira na etapa inicial, que teve por mais tempo a bola, trocou muitos passes, movimentou-se bastante, chegou algumas vezes com perigo e numa cobrança de falta magistral, o meia Lei, camisa 10 de Dário Meira, abriu o placar, deixando o ótimo goleiro Binho sem reação.

Dário Meira dominou o jogo no 1º tempo

Dário Meira dominou o jogo no 1º tempo

A equipe de Dário Meira poderia ter marcado mais gols, no entanto, desperdiçou as oportunidades. Na etapa final, por sua vez, o time do Alto da Carolina melhorou na partida, tomou mais a iniciativa, ganhou velocidade com a entrada de alguns jogadores, e também numa cobrança de falta saiu o gol de empate, numa cobrança perfeita do lateral esquerdo Cebinho, que havia entrado no segundo tempo.

Gol de Dário Meira após uma cobrança de falta

Gol de Dário Meira após uma cobrança de falta

Com o gol, a equipe de Ipiaú cresceu na partida e sufocou o adversário de tal maneira, que aos 38 minutos, Cosminho jogou a bola na área, e o zagueiro Ramon, que entrara na partida havia pouco tempo, virou o placar cabeceando no canto direito do goleiro Rose, de Dário Meira. Nos minutos finais, o Alto da Carolina segurou o placar, e sagrou-se o grande campeão da Copa Regional de Futebol, que foi, diga-se de passagem, um grande sucesso, contando com a participação de 8 equipes e organizado pela diretoria de esportes do município de Ipiaú, comandada pelo esportista Iran. (GIRO/Romário Henderson)


Ipiaú: Davi Lisboa é contratado por produtora e será protagonista em Série

O pequeno Davi ao lado do ator Ilya São Paulo

O pequeno Davi ao lado do ator Ilya São Paulo

O ipiauense Davi Lisboa, 11 anos, desponta para o seu quarto trabalho na área audiovisual. Desta vez, o garotinho filho da professora Gilmara Lisboa, assina o contrato com a Hamaca Produções Artísticas LTDA, e será o protagonista de uma série de TV “A bicicleta do Vovô” dirigida por Henrique Dantas e circulará em várias TVs públicas do Brasil a partir de 2017. Davi iniciou com a produtora Vôo Audiovisual dos cineastas ipiauenses Edson Bastos e Henrique Filho e fez O filme de Carlinhos, Astrogildo e a Astronave ( exibido no dia 30 de abril na Praça Rui Barbosa) e a série de TV: A professora de Música. Davi tem uma veia artística bastante aflorados. É pianista, toca também violão e unkulele. Apresenta eventos junto com a mãe. Durante as 5 semanas de gravação de “A bicicleta do Vovô”, Davi terá acompanhamento escolar com uma professora particular para que não fique sem estudar. Exigência e proposta da produtora. De 02 de Maio à 05 de Junho deste ano, o menino Davi estará atuando como Cauê o neto do Vô Rui, interpretado pelo ator Ilya São Paulo.

 


Fies muda regras para facilitar preenchimento de vagas e abre inscrições dia 14

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá inscrições antecipadas e regras mais flexíveis para ajudar a preencher todas as vagas ofertadas. As mudanças foram anunciadas hoje (27) pelo Ministério da Educação (MEC) e serão implementadas no segundo semestre. Segundo o ministro Aloizio Mercadante, a intenção é facilitar o preenchimento das vagas. No primeiro semestre, das 250 mil vagas com financiamento ofertadas, cerca da metade não foi preenchida.

As mais de 100 mil vagas remanescentes no processo seletivo do primeiro semestre que não forem preenchidas até o segundo semestre serão novamente ofertadas. A inscrição, que no ano passado ocorreu em agosto, será antecipada para o período de 14 a 17 de junho deste ano.

No dia 31 de maio, serão divulgadas as vagas selecionadas pelo MEC. O resultado do processo seletivo regular será divulgado no dia 20 de junho. O Rio de Janeiro terá, no entanto, calendário diferenciado devido aos Jogos Olímpicos. As datas serão divulgadas posteriormente.
Saiba Mais

MEC criará cadastro de diplomas que ajudará a combater fraude

“Vamos ter uma importante flexibilização no sistema e vários novos estímulos para que mais estudantes possam acessar o Fies”, disse Mercadante. Ainda não há previsão de quantas vagas serão ofertadas, Segundo Mercadante, serão mais que as 314 mil ofertadas no ano passado, e os recursos para o programa já estão assegurados.

Novas regras
As novas regras incluem a ampliação do prazo para conclusão da inscrição de cinco dias corridos para cinco dias úteis e maior autonomia para a instituição confirmar a matrícula do estudante, por meio da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Haverá também redução do patamar mínimo de prestação do Fies de R$ 100 para R$ 50. As mudaças valerão para os contratos firmados no segundo semestre.

O MEC também flexibilizou a oferta de cursos prioritários. Até o último processo seletivo, 70% das vagas eram ofertadas em saúde, engenharias e licenciaturas e pedagogia. Agora serão 60% para essas áreas. De acordo com Mercadante, o remanejamento segue a demanda por esses cursos. Saúde terá metade das vagas nas áreas prioritárias, engenharia, 40%, e cursos para a formação de novos professores, 10%.

As vagas que não forem preenchidas no processo seletivo regular serão ofertadas novamente, com prazo específico para alunos inscritos que não foram aprovados. Está prevista também etapa para que os estudantes que não foram aprovados no Fies do primeiro semestre concorram às vagas remanescentes. As que sobrarem poderão também ser ofertadas em outros cursos da mesma mantenedora de ensino.

O MEC mantém a exigência de o estudante tirar pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às vagas e de renda familiar de até 2,5 salários mínimos por pessoa. “Essa é a nota [no Enem] que exigimos para o participante ter certificação do ensino médio. Não podemos dar uma bolsa subsidiada para estudante que tira nota abaixo da que deveria tirar para concluir o ensino médio. Isso seria rebaixar a qualidade. Não faremos isso”, afirmou o ministro.

Sobre o patamar da renda, Mercadante disse que existe uma demanda para que seja alterada para até 3,5 salários mínimos para que mais pessoas possam participar do programa, mas ressaltou que a questão ainda está sendo discutida.


Cipe Central deverá ser inaugurada em Jequié nesta segunda-feira

Foto:Blog Jequié e Região

Foto:Blog Jequié e Região

Companhia Independente de Polícia Especializada – Cipe Central – será inaugurada em Jequié, na segunda-feira (02/05), com a presença do governador Rui Costa e outras autoridades. Os serviços de manutenção, pintura e adaptação dos prédios a serem utilizados pela especializada, nas dependências do extinto Derba, localizado no bairro Jequiezinho, estão bastante adiantados, conforme publicação do Blog Jequie e Região. O Governo do Estado ainda não se pronunciou oficialmente sobre a implantação da Cipe em Jequié, cuja sede vinha sendo disputada por outras cidades a exemplo de Jaguaquara. Mas prevaleceu o bom senso, sendo Jequié escolhida para atender as regiões do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá.


TRABALHO DOMÉSTICO TEM “DÉFICIT” DE TRABALHO DECENTE , DIZ OIT

    7ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico é uma iniciativa da Setre, através da Agenda Bahia do Trabalho Decente.


7ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico é uma iniciativa da Setre, através da Agenda Bahia do Trabalho Decente.

“O trabalho doméstico é uma importante fonte de ocupação para muitas mulheres. Todavia é uma das que apresentam um maior ‘déficit’ de trabalho decente entre outras ocupações”. As palavras são do representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), José Ribeiro, que abriu, nesta quinta-feira 29, a 7ª edição da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)
Ribeiro usou de informações do último relatório da OIT, que registra a presença de 67 milhões de trabalhadores domésticos no mundo, sendo 80% de mulheres. “A América Latina tem hoje 18 milhões de trabalhadores na categoria, sendo 88% mulheres; enquanto o Brasil totaliza 6,5 milhões. A Bahia, por sua vez, atinge a 472 mil trabalhadores, sendo 90% mulheres”, destaca.

ALERTA
Secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes alertou a todos sobre possíveis ataques aos direitos dos trabalhadores neste momento difícil da vida política do país. “São direitos consagrados e conquistados com muita luta”, e emendou: “A Justiça Trabalhista também deve ficar atenta, pois, por várias vezes, já tentaram acabá-la”.

Parceiros e convidados da iniciativa fizeram saudações aos presentes, dentre eles, a secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Olívia Santana; professora Cínzia Barreto (Unijorge); juiz auxiliar Sérgio Ferreira Lima (TRT-5); e as dirigentes do Sindoméstico e Fenatrab, Cleusa Santos e Creusa Oliveira, respectivamente, que foram homenageadas.

PÚBLICO
As ações da 7ª edição da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico prosseguem nesta sexta-feira 29 e sábado dia 30, sempre das 10h às 20 horas, na Praça de Eventos do Shopping Center Lapa, em Salvador.
Voltado aos trabalhadores, empregadores e ao público em geral, o evento apresenta informações acerca dos direitos e deveres; orientações trabalhistas, previdenciárias e de saúde; além de material informativo como cartilhas, folders, e informes. Tem ainda cadastramento de profissionais autônomos e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
São parceiros da ação de Valorização do Trabalho Doméstico, a Secretaria de Políticas para Mulheres – SPM; Secretaria de Saúde; Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge; Instituto Nacional do Seguro Social – INSS; Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia – Sindoméstico.
Também são parceiros: Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador – Fetipa; Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região; Tribunal Regional do Trabalho – TRT 5; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Secção –Bahia e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas – Fenatrad.
[Ascom/Setre]


IPIAÚ: PERDEMOS UM GRANDE HOMEM EGILDO BARBERINO

EGILDO BARBERINO

EGILDO BARBERINO

É com muito pesar que divulgamos o falecimento do amigo e ex-bancário Egildo Barberino Matos, 68 anos, ocorrido na noite desta quinta-feira(28), na cidade de Salvador, depois de uma longa luta para tentar restabelecer a saúde por conta da diabetes. Egildo era casado  com a professora Áurea Hohlenwerger e deixa três filhos: Carol, Ayam e Marcel, inúmeros amigos e familiares utilizaram as redes sociais para manifestarem o pesar pela morte deste grande homem, uma pessoa muito querida da sociedade ipiauense.

O corpo será velado nesta sexta-feira (29/4/2016) a partir das 09h da manhã na Loja Maçônica Fraternidade Rionovense, próximo ao prédio da prefeitura municipal de Ipiaú.

[Ipiaú Hoje]


Ubatense fatura 2ª lugar da 2ª etapa do 4º Desafio da Caatinga de Mountain Bike

Ubatense cruza a linha de chegada em 2º lugar (Foto: Divulgação)

Ubatense cruza a linha de chegada em 2º lugar (Foto: Divulgação)

O ubatense Luiz Otávio Mendes de Cerqueira faturou, no último domingo (24), o vice-campeonato do 4º Desafio da Caatinga, em Vitória da Conquista, válido pela 2ª etapa do Campeonato Baiano de Mountain Bike. Participaram da competição cerca de 450 atletas baianos em 14 categorias. O Desafio da Caatinga possui 73 quilômetros de extensão e é uma das mais tradicionais do circuito baiano.

Troféu conquista pelo ubatense Otávio (Foto: Divulgação)

Troféu conquista pelo ubatense Otávio (Foto: Divulgação)

Otávio, que defendia o título da competição conquistado em 2015, foi superado pelo conquistense Igor Rodrigues, mas comemorou muito mais um resultado expressivo. “Fizemos mais uma vez uma grande prova e representamos bem a nossa cidade”, disse Otávio, que nos últimos anos faturou, além do Desafio da Caatinga 2015, o título de campeão do Desafio dos Calangos de 2015; campeão do 1º Desafio da cidade de Ipiaú e vice-campeão da Copa Best.


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 747 748 749 Próximas