ACOMPANHE
"Um grande homem sem religião é um simples animal sem alma."

Ipiaú: Oficializada troca de comando da 55ª CIPM

1

Em uma cerimônia realizada na tarde desta sexta feira ( 27 ) diante de um auditório lotado na AABB de Ipiaú, foi oficializada a troca de comando da 55ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ipiaú. Na oportunidade deixou o cargo o major Raimundo Nonato, assumindo o major Jorge Alexandre.

Após destacada passagem na coordenação dos trabalhos da Polícia Militar na cidade, o major Raimundo Nonato passará a comandar o 79º CIPM de Poções, no planalto conquistense, o major Jorge Alexandre veio da cidade de Camaçari na região metropolitana de Salvador . Nonato recebeu uma série de homenagens em pronunciamentos realizados durante o evento.

A cerimônia contou com a presença de vários oficiais e soldados da PM, dentre eles o Coronel Lira Junior comandante da CPR sudoeste ( Comando de Policiamento da Região Sudeste). Representantes da sociedade organizada, clubes de serviços e lideranças políticas de Ipiaú e região prestigiaram a solenidade. Do Legislativo municipal estiveram presentes os vereadores Jô da AABB, Leli da Serraria e Odair José. Notou-se na ocasião a ausência do prefeito de Ipiaú, Deraldino Alves e do vice, Miguel Tanure, ambos representados na ocasião pelo ex vereador e atual secretário de trânsito Aloísio Teixeira.

Ipiaú on Line / Irlan Vieira


Senado aprova PEC que acaba com ‘efeito Tiririca’

Tiririca puxou votos em coligação e elegeu mais 3 deputados

Tiririca puxou votos em coligação e elegeu mais 3 deputados

O Senado aprovou nesta terça-feira (24) em segundo turno, proposta que altera a Constituição (PEC) e proíbe coligações partidárias nas eleições para deputados federais, estaduais e vereadores. A PEC recebeu 62 votos favoráveis, 3 contrários e 1 abstenção, e segue agora para ser analisada pela Câmara dos Deputados. O novo modelo acaba com o chamado “efeito Tiririca”, no qual votos de um candidato ajudam a eleger outros do grupo de partidos que se uniram para o pleito. Um exemplo disso ocorreu em 2010 quando o então candidato a deputado Tiririca conquistou 1,35 milhão de votos e garantiu sua cadeira na Câmara e a de mais 3,5 deputados. Com a mudança, portanto, os partidos não precisam mais lançar nomes que funcionem apenas como “puxadores de votos” para conquistar um número maior de cadeiras na Câmara e assembleias legislativas. Apesar da mudança, a coligação continuará valendo para as eleições majoritárias, ou seja, os partidos poderão se unir para eleger o presidente da República, o governador do Estado e o prefeito.

(Folha)


Ipiaú: Projeto não entra em pauta e frustra expectativas dos agentes de saúde

Agentes de saúde compareceram em massa na sessão.(Foto:Giro em Ipiaú)

Agentes de saúde compareceram em massa na sessão.(Foto:Giro em Ipiaú)

Dezenas de agentes de saúde lotaram o salão do plenário da Câmara Municipal de Ipiaú, na noite de ontem, terça-feira, 24, com o objetivo de mostrar pressão em favor do pagamento do piso salarial e contra a proposta da Prefeitura suprimir os benefícios adquiridos anteriormente pela categoria. A expectativa de que o projeto do Poder Executivo fosse lido nessa sessão ordinária acabou frustrada, tendo em vista de que o mesmo nem sequer foi encaminhado para a pauta. Basicamente todos os vereadores presentes se posicionaram favoráveis às reivindicações dos agentes, mas o destaque ficou com o vereador Odair José (Daí) do PT do B que argumentou ser uma perda muito grande para a categoria se a Prefeitura insistir em retirar os percentuais referentes à insalubridade e gratificações e que totalizam 40% sobre o salario.”

Vereador Odair José na luta pelos direitos dos agentes.(Foto:Giro em Ipiaú)

Vereador Odair José na luta pelos direitos dos agentes.(Foto:Giro em Ipiaú)

O piso salarial é uma lei federal e deve ser cumprido pelo município, mas sobre ele incidem os percentuais que a categoria já adquiriu. Revoga-los seria um prejuízo muito grande”, observou Daí. O edil da base governista reforça a luta dos agentes de saúde com a proposta de um Projeto de Lei dispondo a estes o incentivo financeiro por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). A categoria está coesa na defesa dos seus direitos e o município tem seus argumentos a respeito do assunto que vem se convertendo na mais nova polemica política de Ipiaú.
(Giro/José Américo Castro).


Agrocacau promove conhecimento sobre a cultura do cacau

1

O Agrocacau, “evento propõe a transmissão de conhecimentos, debates, inovação tecnológica e pesquisa, sobre a produção e comercialização do cacau e do chocolate”, ocorre no salão nobre da AABB de Ipiaú nos dias 22,23 e 24 de abril de 2015.

Fruto de uma iniciativa do Território de Identidade do Médio Rio de Contas (TIMRC), através da Câmara Territorial do Cacau e do Chocolate (CTCC), o Agrocacau, segundo organizadores, visa construção coletiva do pensamento convergente entre economia, produção e sustentabilidade da cultura cacaueira.

Este ano, atendendo a solicitação dos participantes do 1º Agrocacau em 2014, será realizado o 1º Seminário Territorial da Cacauicultura Familiar, como forma estratégica para consolidação da produção, comercialização e industrialização do chocolate no Território Médio Rio de Contas.

A segunda edição ainda promoverá apresentações culturais, exposições e feira de produtos aberta ao público para que a todos os participantes tenham acesso e possam aprender um pouco mais sobre a cultura do cacau no interior do estado. (Informe Marcel Hohlenwerger)


Cezário representa Ipiaú na visita do governador a Jequié

1

Cezário representa Ipiaú em visita do governador à região de Jequié. O empresário e uma das lideranças das oposições políticas de Ipiaú, Cezário Costa, esteve representando a cidade em visita realizada pelo governador Rui Costa à cidade de Jequié e região nesta segunda feira ( 23 ). Ao evento estavam presentes as prefeitas de Barra do Rocha, Vera Lúcia Franco Ramos Costa e Jequié, Tânia Brito; além dos prefeitos de Aiquara, Jutahy Sousa Cosme ( o popular “Tico”); Itagi, Raílton Magalhães; Manoel Vitorino, Lenílton Lopes; Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão (o popular “Zé Cocá” ), além de vereadores e lideranças de toda a região, destacando os deputados Bira Coroa, Euclides Fernandes, Jorge Solla e Antônio Brito.

No distrito de Nova Esperança, em Manoel Vitorino, o chefe do Executivo baiano entregou um moderno sistema de distribuição de água tratada, beneficiando mil e quatrocentas pessoas com uma obra iniciada no governo Jaques Wagner orçada em 4 milhões de reais.Rui ainda prometeu para este ano o início da construção de dez policlínicas no interior do estado, uma para cada região, dispondo de todo o atendimento de alta complexidade e geridas pelos Consórcios Intermunicipais.

No contato com Cezário, Rui Costa se citou o planejamento para breve de uma nova requalificação do Hospital Geral de Ipiaú ( HGI ), que deverá, conforme afirmou, se transformar em “parte do tripé regional do atendimento em saúde, juntamente com Jaguaquara e Jequié” – nesta última, o Hospital Prado Valadares deverá se converter em “maior hospital do interior da Bahia em número de leitos”, incluindo exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada realizados gratuitamente para a população através do Sistema Único de Saúde ( SUS ). (Ipiaú Online)


Ipiaú: Comunidade lamenta saída do Major Nonato

Major será transferido para Poções.(Foto:Giro em Ipiaú)

Major será transferido para Poções.(Foto:Giro em Ipiaú)

Representantes de diversos segmentos da comunidade regional lamentam que o Governo do Estado tenha deliberado pela transferência do Major Raimundo Nonato de Almeida Júnior, do comando de 55ª Companhia Independente da Policia Militar para outra unidade da corporação na região sudoeste da Bahia. Lideranças políticas, empresariais e comunitárias reconhecem que nos dois anos em que esta autoridade esteve à frente da Companhia, sediada em Ipiaú, houve uma redução significativa da criminalidade e a população passou a ter mais segurança em diversos aspectos. Sempre ouvindo a comunidade, o Major Nonato implantou serviços preventivos e orientou os seus comandados na elucidação de diversos crimes de furto, tráficos de drogas, homicídios e outras modalidades delituosas. Ao mesmo tempo procurou atender às demandas da tropa disponibilizando melhores condições de alojamentos, contando para isso com o auxilio das prefeituras e do Poder Judiciário. Nesse serviço de valorização da tropa investiu na promoção de eventos esportivos e sociais que resultaram em uma maior união entre os soldados e oficiais, caracterizando na caserna um autêntico ambiente familiar.

Major lembrou as conquistas da CIPM nos últimos dois anos.(Foto:Giro em Ipiaú)

Major lembrou as conquistas da CIPM nos últimos dois anos.(Foto:Giro em Ipiaú)

Seguindo as diretrizes do Governo Estadual de tornar a policia mais próxima da população, Major Nonato não mediu esforços para instalar o Iº Pelotão da 55ª Companhia, no Bairro Euclides Neto, trazendo assim mais tranquilidade para esta região da cidade. Nesse foco também foram implantadas a ronda rural, a ronda escolar e outras ações que demonstraram maior visibilidade do efetivo, com ênfase na realização de blitz e barreiras. Nessa linha de instrumentalização preventiva não podemos deixar de mencionar as câmeras de monitoramento que, em parceria com a CDL e Assupi, foram instaladas em diversos pontos da cidade, obtendo resultados animadores. Ainda do elenco de realizações da gestão do Major Nonato podemos citar a implantação do canil, cujo plantel de quatro animais já vem sendo utilizado em diversas ações, e o grupo de motociclistas, lotado no Iº Pelotão, que vem fazendo muito sucesso na luta contra o crime. Apesar da população e da própria tropa da 55ª Companhia Independente, composta por cerca de 200 policiais, lamentar a decisão do Governo do Estado em remover o seu comandante, o major Nonato interpreta isso como um procedimento de praxe, uma espécie de “oxigenação da corporação”. (Giro/José Américo Castro).


PROFESSORAS SÃO HOMENAGEADAS POR JÔ DA AABB COM A MEDALHA DO MÉRITO DA EDUCAÇÃO

2

As Professoras Nôemia Maria de Souza e Clemilda Maria Souza dos Santos foram homenageadas na noite desta terça-feira (17/03) pelo Vereador Jô da AABB (PP) durante a solenidade de entrega da Medalha Legislativa do Mérito da Educação Dr. Salvador da Matta.

Devido a problemas médicos, a Professora Clemilda foi representada pelo filho, Elmo Santos, que se emocionou ao usar a palavra. O parlamentar Jô desejou melhoras e uma rápida recuperação.

1

Já a Professora Noêmia Maria falou de sua contribuição na educação de Ipiaú durante toda sua vida profissional, colaborando com a educação do município que tanto ama, e também agradeceu a pessoas que foram importante na sua formação e vida profissional como o Professor Salvador da Matta. Para ela, ser professor está além de uma profissão, é uma missão.

(Noticias de Ipiaú)


Major Raimundo Nonato deixa o comando da 55ª CIPM de Ipiaú

1

A Polícia Militar da Bahia, através de ofício expedido nesta quarta feira ( 18 ) decidiu exonerar o Major PM Raimundo Nonato de Almeida Junior, matrícula nº 30.218.598-0, do cargo de Comandante de Companhia Independente, símbolo DAS-3, da 55ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ipiaú.

Através do mesmo ofício foi nomeado o Major PM Jorge Alexandre dos Santos Júnior, matrícula nº 30.213.938-7, para o cargo de Comandante da 55ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ipiaú.

No mesmo ofício, foi nomeado o Major PM Raimundo Nonato de Almeida Júnior para ocupar o cargo de Comandante de Companhia Independente de Polícia Militar da cidade de Poções, cidade situada no planalto conquistense.

Ipiaú on Line


Ipiaú : Sessão solene concedeu homenagens na Câmara Municipal

1

Uma sessão realizada ao ar livre na noite de terça feira ( 17 ) na praça Alberto Pinto sediou a bela homenagem organizada pelo Poder Legislativo municipal a dezoito personalidades da vida ipiauense que receberam a Comenda Altino Cosme de Cerqueira e a Medalha da Educação Dr. Salvador da Matta, mais altas honrarias do município. Receberam o título de cidadania o mecanógrafo Nelson Ribeiro; o pastor Marcus Paulo Pimentel de Almeida; a primeira dama ( também secretária municipal de saúde ) Jamine Barros; o servidor do Judiciário Dilson Araújo dos Anjos; o também servidor público José Carlos Claudino Lima e o comunicador Naciel Ramos.

2

Foram agraciados com a comenda : O deputado Leur Lomanto Junior e o médico Carlos Antonio Garcia da Costa; as professoras Maria Auxiliadora Gualberto Torres e Wanda Santana Santiago; o empresário do setor turistico Tadeu Ribeiro, o professor José Carlos Ribeiro Santos, o tabelião Ismael Firmino do Nascimento, além do empresário e ex vereador Jositan Pimentel Santos.

Por indicação do vereador Josenaldo de Jesus (PP), o Jô da AABB, as professoras Noêmia Maria de Souza e Clemilda Maria Souza dos Santos receberam a condecoração com a Medalha do Mérito da Educação. A mesma homenagem foi concedida às professoras Wilma Rosa da Conceição e Dionilia Bidu dos Santos, a primeira por indicação da vereadores Margarete Chaves (PP).

Ipiaú on Line / Fotos: Irlan Vieira


Fumaça após fogo em terreno baldio leva perigo a saúde de moradores em Ipiaú

foto enviada por leitor do Informe

foto enviada por leitor do Informe

O fogo em um matagal de um terreno baldio na Rua Borges de Barros, centro de Ipiaú, localizado ao lado da garagem da prefeitura municipal de Ipiaú, causou transtornos aos moradores e servidores da justiça que trabalham no Fórum Jorge Calmon. Rapidamente residentes das redondezas enviaram fotografias para o Informe e fizeram reclamações quanto a situação que colocava em risco a saúde de muitos moradores. A fumaça se alastrou rapidamente e invadiu imóveis. Em um dos relatos, um ipiauense de nome Victor, informou que sua tia sofre de asma e com o excesso de fumaça a situação dela poderia piorar. Ainda não se sabe o que motivou a origem do fogo. Cabe as autoridades competentes apurar se o fogo foi provocado ou se foi um acidente para a partir de agora evitar que a queimada volte a acontecer no local. (Informe)


Ipiaú: Vereador Jô da AABB pede providências do poder público para surto de escorpiões

1

Em virtude do aparecimento de escorpiões em vários pontos da cidade, notadamente nas ruas Jaldo Reis e José Muniz Ferreira, onde foi picado por um desses insetos o sobrinho da esportista Marta Ferreira, a Martinha, conforme publicado em redes sociais, o vereador Jô da AABB solicitou urgente providências por parte do poder público municipal em relação ao problema.

Em ofício enviado à secretária municipal de saúde, Jamine Barros, ele ressalta a “necessidade urgente de desinsetização das referidas ruas, bairros e adjacências”.

Ipiaú on Line


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 680 681 682 Próximas