TCU libera curso de medicina para faculdade em Itabuna

Decisão libera curso de Medicina da Santo Agostinho em Itabuna.

Decisão libera curso de Medicina da Santo Agostinho em Itabuna.

Após quase um ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, nesta quarta-feira (20), retirar a suspensão do edital de abertura de novos cursos de Medicina lançado durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) no programa Mais Médicos. A decisão beneficia dez municípios baianos, dentre eles Itabuna, Eunápolis, Irecê e Senhor do Bomfim. Os editais foram suspensos em outubro do ano passado, após entidades médicas – que sempre foram contrárias ao Mais Médicos – questionarem a constitucionalidade de supostas mudanças de regras no edital após o seu lançamento. Ex-secretário de Saúde da Bahia, o deputado federal Jorge Solla diz que a decisão do TCU foi sensata “e atende ao planejamento de longo prazo do Mais Médicos, que é o de termos profissionais brasileiros em todos os municípios do interior e em todas as periferias, abrindo mão dos intercambistas”. Solla coordena a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Implantação dos Cursos de Medicina. Segundo o blog do Pimenta, o edital de Itabuna foi vencido pela Faculdade Santo Agostinho, que tem campi em Montes Claros e Vitória da Conquista. O curso no município sul-baiano, de acordo com fontes do mercado, será um investimento da Santo Agostinho com empresários que atuam em Itabuna na área de telecomunicações e agropecuária e possuem experiência em administração na área hospitalar.


Ipiaú: Família continua sem informações sobre o desaparecimento de Zé Leite

Zé Leite está desaparecido desde a última terça-feira. (Foto:Reprodução)

Zé Leite está desaparecido desde a última terça-feira. (Foto:Reprodução)

A família de José Leite Pereira, 58, mais conhecido como “Zé Leite”, ainda não tem informações sobre o paradeiro do corretor de imóveis desaparecido desde a última terça-feira (19). Segundo informou ao GIRO, Luiza Almeida, sobrinha de Zé Leite, o carro dele foi encontrado nessa quarta-feira (20) numa revendedor a de veículos. O automóvel teria sido deixado por ele para ser comercializado. Testemunhas contaram aos familiares que viram Zé Leite por volta das 12h30 na agência do Banco Bradesco. O corretor saiu de casa na manhã de segunda-feira (19) dizendo que iria até a cidade de Ibicuí. Ele deixou documentos pessoais e o aparelho celular em sua residência. A polícia civil segue com as investigações sobre o sumiço do proprietário da empresa Leite Imóveis. Muito conhecido na cidade de Ipiaú e na região, o desaparecimento dele vem causando preocupação na comunidade. (Giro em Ipiaú)


PP CONFIRMA SUA CONVENÇÃO MUNICIPAL PARA O DIA 30 DE JULHO

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

O Partido Progressista (PP) de Ipiaú agendou para um sábado, a sua Convenção Municipal, a partir das 9h, na Câmara Municipal. Na oportunidade, será homologado o nome da Ex-Primeira-Dama, Maria das Graças Mendonça, como candidata a Prefeita do Município.
Na condição de Candidata a Vice-Prefeita ficará a Vereadora Margarete Chaves, destacada por sua posição firme e combativa ao Atual Prefeito Deraldino Araújo (PMDB). O evento também definirá os nomes dos Candidatos a Vereador e alianças partidárias visando o fortalecimento do bloco oposicionista.


Ipiaú: Bate Papo com vereador Jô da AABB foi um sucesso

Assessoria de Gabinete e Comunicação.

Assessoria de Gabinete e comunicação.

O bate papo realizado no salão da AABB nesta terça (19/07) com o vereador Jô da AABB, a pré-candidata a prefeita Maria das Graças, e os pré-candidatos a vereadores foi um sucesso. O vereador Jô falou sobre alguns projetos, indicações, audiências públicas já feitas por ele, e que ainda vem sendo realizados. O evento contou com a participação da comunidade. “Pessoal muitíssimo obrigado pela presença e apoio de todos vocês! Deus é fiel e justo com aqueles que praticam a justiça. Conto com vocês, rumo à vitória.” Palavras do Edil.

Assessoria de Gabinete e comunicação.

Assessoria de Gabinete e comunicação.

[ASCOM- Assessoria de Gabinete e Comunicação]


IPIAÚ: Jô da AABB realizará reunião para discussão de pontos positivos do Plano de Governo Participativo

Assessoria de Gabinete e Comunicação.

Assessoria de Gabinete e Comunicação.

Nesta terça(19), às 19h, Jô da AABB juntamente com a Pré-candidata a Prefeita Maria das Graças estará realizando uma reunião e discutindo os pontos do Plano de Governo Participativo, destacando as conquistas na Câmara. Contando com a presença de toda a comunidade.


Convocados no Fies devem fazer inscrição a partir desta sexta

A inscrição deve ser concluída até a próxima quinta-feira (21).

A inscrição deve ser concluída até a próxima quinta-feira (21).

Começa nesta sexta-feira (15) o prazo para que os estudantes pré-selecionados no Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2016 se inscrevam no SisFies . Não há um horário previsto em edital para o início do funcionamento do sistema. A inscrição deve ser concluída até a próxima quinta-feira (21). Este é o primeiro passo para o estudante convocado garantir o financiamento. Depois disso, ele precisa ainda passar por outras etapas, como enviar a documentação à instituição de ensino e assinar o contrato no banco. O Ministério da Educação orienta os estudantes a monitorar o SisFies para acompanhar seu status. Os alunos que estão na lista de espera, por exemplo, podem ser convocados caso sobrem vagas. Neste caso, eles têm cinco dias úteis paras se inscrever no SisFies e consolidar a primeira etapa do financiamento. Nesta edição, o Fies oferece 75 mil vagas. No total, se inscreveram 294 mil pessoas. O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.


Novo prazo para saque de PIS e Pasep deve beneficiar 31 mil baianos

No Brasil, mais de 1,2 milhão de trabalhadores não sacaram o Pis-Pasep.

No Brasil, mais de 1,2 milhão de trabalhadores não sacaram o Pis-Pasep.

O Ministério do Trabalho prorrogou o prazo para aqueles que não conseguiram sacar o abono salarial do Pis e Pasep até o final de junho. O novo prazo de retirada vai de 28 de julho a 31 de agosto. Com a nova chance, 31 mil baianos devem ser beneficiados. No Brasil, mais de 1,2 milhão de trabalhadores não sacaram o valor referente ao ano-base 2014. O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep é devido aos servidores públicos. Para sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar, antes, se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.


Secretaria da Educação do Estado garante pagamento direto aos terceirizados

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está viabilizando o pagamento direto na conta dos prestadores de serviços terceirizados, que não vinham recebendo seus proventos das empresas, cujos contratos foram encerrados no dia 30 de junho. Para isso, foi montada uma força-tarefa envolvendo as secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e da Administração (Saeb), juntamente com o Banco do Brasil, e o acompanhamento do Ministério Público do Trabalho. O encerramento dos contratos foi uma recomendação do governador Rui Costa, que determinou a realização de uma nova licitação, regida pela Lei Anticalote, para garantir direitos trabalhistas e indenizatórios dos prestadores de serviços. Além disso, o Governo do Estado reduziu de 120 para 12 a quantidade de contratos.

“Com isso adotaremos uma prática de maior fiscalização e, principalmente, vamos assegurar os pagamentos dos salários aos prestadores de serviços. Nossa recomendação é para que os trabalhadores sejam mantidos pelas empresas que estão assumindo”, destacou o secretário da Educação, Walter Pinheiro.

O Estado fez todos os repasses para as empresas que estavam regularizadas, com exceção daquelas que estavam com a certidão negativa, ou seja, não vinham honrando os pagamentos e nem o recolhimento de encargos trabalhistas. “Vamos começar uma vida nova, com contratos novos e tendo na Secretaria toda a ficha cadastral dos prestadores de serviço que atuam nas escolas”, acrescentou Pinheiro.

[Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia]


Três baianas no futebol olímpico feminino

ASCOM Setre

ASCOM Setre

A estreia do Brasil na Rio 2016 será no dia 3 de agosto contra a China, às 16h, no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro
Rafaelle, Fabiana e Formiga. Três baianas que praticam o melhor do futebol em suas posições foram convocadas pelo treinador Osvaldo Alvarez (Vadão) para defender a Seleção Brasileira Feminina para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A convocação foi nesta terça-feira (12). O técnico Vadão divulgou a lista com as 18 atletas que irão em busca da inédita medalha de ouro para o Brasil. O treinador também anunciou as quatro suplentes que poderão substituir as escolhidas em caso de lesão.
A estreia do Brasil na Rio 2016 será no dia 3 de agosto contra a China, às 16h, no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro. O segundo confronto é contra a Suécia, dia 6, às 22h, no mesmo local. A última partida da fase de grupos será contra a África do Sul, dia 9, na Arena da Amazônia, em Manaus (AM).

[ASCOM Setre]


Bahia perde a liderança na produção de cacau no Brasil

O Pará este ano alcançará pela primeira vez o topo do ranking de produção de cacau no Brasil.

O Pará este ano alcançará pela primeira vez o topo do ranking de produção de cacau no Brasil.

O Pará este ano alcançará pela primeira vez o topo do ranking de produção de cacau no Brasil. A tomada de dianteira ainda é temporária. Isso porque a Bahia, o maior produtor do País, sofreu com a forte estiagem deste ano e teve uma quebra na safra prevista. Ainda com uma área plantada maior que a do Pará, que é hoje o segundo maior produtor nacional de cacau, estima-se que a Bahia se recupere dos efeitos da seca – o que permitirá que retome a liderança ainda na próxima safra. Ainda que provisória, a chegada do Pará à liderança da produção cacaueira nacional é um grande termômetro dos avanços significativos colhidos pela lavoura paraense nos últimos cinco anos – mesmo que o Estado agora seja favorecido pelo revés climático sofrido pela Bahia. Ela expõe um panorama onde, encostando cada vez mais nas lavouras baianas, o Pará deve, em breve, se firmar definitivamente no primeiro lugar da produção cacaueira nacional. E isso está acontecendo através de uma peculiar combinação de esforços cooperados e condições muito oportunas para a produção paraense. Além de parcerias entre o Governo do Estado e entidades governamentais, privadas e do terceiro setor para que a assistência técnica chegue às lavouras,o protagonismo da rede de pequenos produtores – que é a grande força da produção paraense -, as boas experiências do cacau em modelos agroflorestais de plantio e as condições geográficas, de solo e clima da Amazônia, são hoje os grandes trunfos da virada do cacau paraense, esperada para breve.

[Mercado do Cacau]


Ipiaú: Funcionários do escritório da embasa fazem paralisação

Paralisação é de 24 horas.

Paralisação é de 24 horas.

Os funcionários do escritório da embasa em Ipiaú, localizado na Praça João Carlos Hohlenwerger, estão em paralisação por 24 horas. A informação foi confirmada ao GIRO por Astério Marinho, diretor de base do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae). “O movimento aqui é em prol da campanha salarial 2016, pois ainda não aconteceu o fechamento do acordo coletivo. Está havendo um impasse entre o sindicato dos trabalhadores e o governo do estado. Estamos aguardando uma assembleia que vai acontecer em Salvador nessa quinta-feira, 14, para definir as novas medidas a serem tomadas pela classe”, disse Marinho. Uma greve por tempo indeterminado não é descartada pela categoria. Ainda segundo o diretor do Sindae, a paralisação acontece em todo o interior do estado e na capital. O protesto não afetam a distribuição de água e a realização de serviços na área externa. (Giro em Ipiaú)


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 759 760 761 Próximas